Matemático John Nash morre em acidente

24/05/2015 11:53

A- A+

EFE

compartilhar:

matemático John Nash, prêmio Nobel de Economia de 1994 e que inspirou o filme "Uma Mente Brilhante", faleceu ontem junto com sua mulher em Nova Jersey (EUA) em um acidente com o táxi no qual estavam, informou neste domingo a imprensa local.

O motorista do táxi teria perdido o controle do veículo ao tentar fazer uma ultrapassagem, e houve uma colisão, na qual morreram Nash, de 86 anos, e sua esposa Alicia, de 82.

Com o impacto, o casal foi lançado para fora do carro, e por isso a primeira impressão é de que ambos não usavam cinto de segurança, disse ao portal de notícias "NJ.com" o sargento da polícia estadual Gregory Williams.

O motorista foi retirado de dentro do veículo e levado com ferimentos, mas sem risco de morrer, ao hospital universitário Robert Wood, na cidade de New Brunswick, ainda segundo o site.

O matemático recebeu o Nobel por sua "Teoria dos Jogos", e sua carreira e sua luta contra a esquizofrenia foram imortalizadas por Russell Crowe em "Uma Mente Brilhante", que em 2002 ganhou quatro Oscar.

"Atordoado... meu coração está com John e Alicia e a família. Um casal espectacular. Mentes maravilhosas, corações maravilhosos", disse Russell Crowe pelo Twitter.

Nash desenvolveu sua carreira na Universidade de Princeton e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e obteve o Nobel por suas revolucionárias teorias matemática aplicadas à solução de incógnitas econômicas.

Com problemas mentais desde a juventude, Nash se viu envolvido ao longo da vida em várias polêmicas, incluindo acusações de antissemitismo - que ele negou.

Junto com a mulher, ele fez campanha durante anos para sensibilizar a opinião pública sobre as doenças mentais.

Neste ano, Nash, junto com Louis Nirenberg, recebeu o prêmio Abel, considerado o "Nobel" da Matemática", por seus estudos na área da teoria de equações diferenciais não lineais parciais.

Primeira Edição © 2011