Nascente recuperada em Capela fornece água para 500 famílias

Em menos de 40 dias, a Secretaria de Meio Ambiente entregou um serviço aguardado há 50 anos

23/05/2015 07:16

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Pouco mais de 35 dias de governo foi o suficiente para levar água aos moradores da Rua do Alto, localizada no município de Capela. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) entregou na última sexta-feira (22) uma nascente recuperada que vai beneficiar mais de 500 famílias.

 

O secretário de Meio Ambiente, Alexandre Ayres, esteve no município e acompanhou a inauguração. “O Programa de Recuperação de Nascentes é fundamental para levar água às pessoas que vivenciam constantemente a falta deste recurso. Estamos ampliando o alcance deste programa para que mais pessoas sejam contempladas em Alagoas, principalmente nos períodos de estiagem”, reforçou o secretário, relembrando que há mais de cinco décadas as famílias esperavam uma postura do estado para reverter uma situação inaceitável.

 

Segundo o técnico da Semarh, Adolfo Barbosa, além da Rua do Alto, outras localidades também receberão a água que agora chega em abundância na região. Nesta etapa, foram contempladas as ruas Elias Ferreira Bastos, Maria Morais e Fazenda Patrimônio.

 

Revitalização

 

A Semarh atuou na recuperação da nascente, no isolamento, na revitalização da área e do plantio de mudas naturais daquela região - fundamental para que o corpo d´água esteja protegido de animais. Passado este procedimento, uma tubulação própria para a passagem de água foi instalada de maneira segura e higienizada. 

 

O técnico Adolfo Barbosa explicou que a água será armazenada em ambiente fechado, com a finalidade de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Além de receber uma água completamente segura, os moradores da Rua do Alto e adjacências participaram de ações alusivas à educação ambiental. O técnico Adolfo Barbosa explicou que os moradores estão cientes em manter a nascente de maneira intacta para não causar danos no fornecimento de água.

 

Além do secretário Alexandre Ayres, participaram da entrega em Capela o prefeito Eustaquinho Moreira, o deputado federal Marx Beltrão, vereadores e diversas pessoas da comunidade que serão beneficiadas com o serviço implementado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. 

Primeira Edição © 2011