Afoxé mais antigo de Alagoas comemora 15 anos com programação festiva neste domimgo

Na categoria dança, IGBAXÉ foi contemplado com o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras em 2014

23/05/2015 06:31

A- A+

Ascom/FMAC

compartilhar:

O Afoxé Odô Iyá comemora 15 anos de vida e compartilha as comemorações com os alagoanos. A programação festiva começa nesse domingo (24), com oficinas de dança e percussão gratuitas na Rua Fechada, na Ponta Verde. Na terça-feira (26), às 19h, a celebração continua no palco do Teatro Deodoro com o espetáculo IGBAXÉ – O SEGREDO DA NOSSA FORÇA.

O espetáculo IGBAXÉ foi contemplado com o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, na categoria dança, em 2014. O Prêmio está em sua terceira edição e é promovido pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (CADON), com patrocínio da Petrobras em parceria com a Fundação Palmares. O trabalho conta ainda com apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultura (FMAC), do Serviço Social do Comércio em Alagoas (Sesc/Al) e da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal).

As oficinas desse domingo serão ministradas pelo nigeriano radicado em Porto Alegre, Ìdòwú Akínrúlí, o Akin. A primeira acontece a partir das 10h e terá foco a formação em percussão; à tarde, a partir das 15h é a dança que vira foco das atenções na programação. As oficinas são gratuitas. Para participar, basta reservar uma vaga pelo telefone 8832-6157.

A história do Odô Iyá, o mais antigo grupo de afoxé alagoano, também está sendo contada em vídeo documentário, com depoimentos de seus idealizadores e integrantes. O documentário dirigido pelo jornalista e produtor cultural Keyler Simões, será lançado em junho próximo e será exibido em rodas de diálogo com grupos culturais alagoanos e Pontos de Cultura.
 

O espetáculo

Em IGBAXÉ – O SEGREDO DA NOSSA FORÇA, os jovens integrantes do Odô Iyá revelam os segredos da força dos afoxés utilizando a cabaça – no dialeto yorubá: igbá – como símbolo da resistência e dos conhecimentos transmitidos geração após geração. Na tradição afro-brasileira, o igbá carrega simbologias e significados importantes e por isso é passada de pai para filho.

O espetáculo busca desnudar as matrizes africanas a partir de um olhar poético para as suas fontes de força. Céu e terra se encontram nos elementos fogo, terra, água e ar, todos homenageados e cantados em canções autorais e reconfigurações de cantos típicos yorubás.

Formação social

O coordenador artístico do Odô Iyá, Amaurício de Jesus, explica que o objetivo do afoxé não é formar artistas, mas contribuir para a formação de cidadãos conhecedores de seus direitos e de sua identidade. “No Odô Iyá não fazemos apenas música ou dança, buscamos a formação de pessoas e testemunhamos transformações na vida de cada um desses meninos”, diz.

Segundo ele, o conhecimento das próprias origens colabora para o reconhecimento da beleza e da estética negra, proporcionando uma auto estima muitas vezes inédita na vida dos jovens.

SERVIÇO

DIA 24 DE MAIO – OFICINAS
PERCUSSÃO, 10 HORAS
DANÇA, 15 HORAS
RUA FECHADA, PONTA VERDE
INSCRIÇÕES GRATUITAS PELO TELEFONE 8832-6157

DIA 26 DE MAIO – ESPETÁCULO IGBAXÉ – O SEGREDO DA NOSSA FORÇA
19 HORAS
TEATRO DEODORO, CENTRO
ENTRADA GRATUITA
MAIS INFORMAÇÕES PELO TELEFONE 8819-5850

Primeira Edição © 2011