Mais de 84 mil escolas públicas brasileiras já têm internet gratuita

Desse total, 940 são escolas públicas dos municípios de Alagoas.

22/05/2015 06:11

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O Brasil já conta com mais de 88 mil escolas públicas com internet gratuita. São instituições de ensino fundamental e médio que recebem o sinal das prestadoras de serviços de telecomunicações. A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) entente que essa iniciativa se constitui em um dos maiores programas de inclusão social do País, influenciando diretamente na formação dessas crianças e jovens, que são o futuro do Brasil. 

Do total de 88 mil instituições de ensino, 66 mil estão na área urbana dos municípios e são atendidas no âmbito do Programa  Banda Larga nas Escolas, com infraestrutura de banda larga fixa das concessionárias de telefonia.  Outras 18  mil escolas estão na área rural e recebem conexão à internet em sua grande maioria pelas redes de terceira geração (3G) da telefonia móvel. 

O Programa Banda Larga nas Escolas começou a ser implantado em 2008 e tinha, inicialmente, uma meta de conectar 55 mil instituições de ensino. Esse total, no entanto, foi progressivamente ampliado para alcançar novas novas escolas públicas de ensino, identificadas pelo censo escolar, que passaram a integrar as áreas urbanas dos municípios. Entre essas instituições de ensino estão escolas municipais, estaduais e federais.  

O Programa Banda Larga nas Escolas é um projeto assumido pelas prestadoras por ocasião da troca de metas contratuais de universalização dos serviços. As metas iniciais, que previam a instalação de Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) – com orelhões e computadores para acesso discado à internet –, foram trocadas pela obrigação de levar infraestrutura de redes em banda larga (backhaul) a todos os municípios brasileiros, o que foi  inteiramente cumprido em dezembro de 2010.  Já o atendimento às escolas rurais faz parte dos compromissos assumidos no leilão de frequências do 4G.   

As prestadoras de serviços de telecomunicações reiteram seu compromisso com a expansão da banda larga no País e seu entendimento de que a infraestrutura de banda larga deve vir acompanhada de medidas que incentivem a adoção de soluções completas com uso de TICs, essenciais na formação de crianças e jovens e na capacitação profissional do professor. 

Acesse o vídeo sobre telecomunicações e educação no link www.youtube.com/watch?v=Yf3JEk7Y5Ts

Primeira Edição © 2011