Testes para retomar o fornecimento de água são feitos pela Casal

Após o reaparecimento de uma mancha escura no leito do Velho Chico, municípios do interior de Alagoas voltaram a ficar sem água

12/05/2015 13:06

A- A+

Redação

compartilhar:

Testes para avaliar o restabelecimento do abastecimento de água nos municípios de Água Branca, Canapi, Inhapi e Mata Grande, no Sertão de Alagoas, estão sendo realizados nesta terça-feira, (12), pelos técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). O fornecimento de água foi suspenso na última segunda-feira (11), após uma mancha escura ter se espalhado por alguns quilômetros ao longo do leito do Rio São Francisco.

A mancha que causou preocupação na população do Estado começou a se dissipar nas últimas horas. A Casal informou que os resultados dos testes que estão sendo realizados é que vão determinar se o fornecimento de água aos municípios afetados poderá voltar ao normal. Segundo a Companhia, é provável que a partir das 18h de hoje o fornecimento de água seja estabelecido, porém, a normalização do serviço só poderá ser concluída na quarta-feira (13).

As cidades de Delmiro Gouveia e Pariconha também estão sendo afetadas parcialmente com a falta de água. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco divulgou por meio de assessoria, que professores e técnicos estão sendo consultados para tentar diminuir as consequências que o impacto ambiental pode causar ao Velho Chico.

Na primeira vez em que a mancha apareceu, um dos fatores que ocasionaram o problema, foi a liberação de uma grande quantidade de algas no leito do rio após as comportas do reservatório da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em Paulo Afonso (BA), terem sido abertas.  À época, a Chesf foi multada em R$ 650 mil.

O Comitê suspeita que desta vez um dos fatores que pode ter contribuído para o reaparecimento da mancha foi a diminuição da vazão do rio. O nível passou de 1.000 para 1.500m³/s.                                  

Primeira Edição © 2011