Dunga convoca seleção sem surpresas para Copa América; Oscar fica fora

Única surpresa foi o meia Oscar ter ficado de fora, mas corte aconteceu por causa de lesão; Alagoano Roberto Firmino foi confirmado entre os 23

05/05/2015 08:39

A- A+

EFE

compartilhar:

Dunga apostou em seus "homens de confiança", como já era esperado e convocou a seleção brasileira sem surpresas para a disputa da Copa América, deixando de fora, entre os favoritos a figurarem na lista, apenas o meia Oscar, do Chelsea, por lesão.

Todos os 23 relacionados pelo comandante já haviam sido chamados para amistosos anteriormente. O goleiro Jefferson, que desfalcou o Botafogo nas últimas semanas, que é titular da posição na seleção, foi convocado normalmente.

Segundo Dunga, a ausência de Oscar na competição continental acontecerá por causa de um problema físico que foi agravado nos últimos dias, fato que teria sido confirmado pela comissão técnica do clube do atleta.

"O Oscar teve uma lesão no último treino do Chelsea. Conversamos com o Mourinho, com os médicos e a recuperação vai ser um pouco prolongada, então não estaria no melhor da forma na Copa América", disse o treinador.

No último dia 26 de abril, o meia se chocou com o goleiro colombiano Ospina, do Arsenal, e sofreu uma concussão. Logo depois, chegou a ficar no banco contra o Leicester, mas o comitê médico da federação inglesa considerável "completamente inaceitável" a escalação, por causa da existência de traços da lesão.

Por causa disso, Oscar ficou fora da lista de relacionados no Chelsea para o jogo contra o Crystal Palace, no último domingo, em que os 'Blues' se sagraram campeões nacionais com três rodadas de antecedência.

Dunga falou ainda sobre a convocação de atletas de mercados considerados novos, como aconteceu com Diego Tardelli, atualmente no Shandong Luneng, da China, e Éverton Ribeiro, do Al Ahli, dos Emirados Árabes. Além de garantir estar acompanhando os atletas, o técnico admitiu que eles terão que se superar com a camisa da seleção.

"Tardelli já esteve com a gente, está retornando de lesão. Já falei antes que estes jogadores que estão em mercados "não-habituais" para o brasileiro, terão uma cobrança maior, e terão que estar preparados para esta cobrança, além de fazer algo a mais para se manter neste grupo", explicou.

Além dos 23 jogadores que disputarão o torneio, Dunga ainda é obrigado a chamar sete atletas suplentes pela Conmebol. Os integrantes desta lista secundária, no entanto, não deverão ser divulgados, informou a CBF.

Como se tornou praxe desde a formação da atual comissão técnica da seleção, o coordenador Gilmar Rinaldi anunciou os nomes dos "auxiliares pontuais" para as próximas semanas. O ex-meia Clodoaldo, campeão mundial em 1970, ficará com o grupo até o segundo amistoso preparatório, depois será a vez de Mauro Silva, volante campeão em 1994, ocupar função.

Antes da competição continental, os comandados de Dunga farão dois jogos, contra o México, em 7 de junho, na Allianz Arena, em São Paulo, e contra Honduras, três dias depois, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

O Brasil estreará na Copa América em 14 de junho, encarando o Peru, no estádio Municipal Germán Becker, em Temuco, pelo grupo C. Três dias depois será a vez de encarar a Colômbia, e no dia 21 o adversário será a Venezuela.

Alagoano está na lista

Não foi uma surpresa, mas a alegria é a mesma. O alagoano que saiu das categorias de base do Clube de Regatas Brasil foi confirmado na lista do técnico Dunga para a Copa América.

Roberto Firmino, que é jogador do Hoffenheim, da Alemanha, precisou apenas de quatro jogo com a camisa da Seleção para se firmar no time de Dunga.

Confira os convocados da seleção brasileira para a Copa América.

Goleiros: Jefferson (Botafogo), Diego Alves (Valencia-ESP) e Marcelo Grohe (Grêmio).

Laterais: Danilo (Porto-POR), Fabinho (Monaco-FRA), Marcelo (Real Madrid-ESP) e Filipe Luís (Chelsea-ING).

Zagueiros: David Luiz, Marquinhos, Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA) e Miranda (Atlético de Madrid-ESP).

Meias: Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Fernandinho (Manchester City-ING), Elias (Corinthians), Casemiro (Porto-POR), Éverton Ribeiro (Ah Ahli-EAU), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk-UCR), Willian (Chelsea-ING) e Philipe Coutinho (Liverpool-ING).

Atacantes: Neymar (Barcelona-ESP), Diego Tardelli (Shandong Luneng-CHN), Robinho (Santos) e Roberto Firmino (Hoffenheim-ALE).

**Com Redação

Primeira Edição © 2011