Gestantes de alto risco recebem acolhimento humanizado em Arapiraca

Fruto de parceria entre governo federal, Secretaria de Saúde e prefeitura, Espaço Nascer já beneficiou mais de três mil gestantes

04/05/2015 06:23

A- A+

Sesau

compartilhar:

A história da dona de casa Magali Vasconcelos e do seu pequeno Miguel poderia ter um final bem diferente, se não fosse o acolhimento recebido por mãe e filho no Espaço Nascer. A unidade existe como referência à gestante de alto risco e pediatria há um ano e quatro meses e funciona na cidade de Arapiraca.

Mantida graças a uma parceria entre governo federal, Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e Prefeitura de Arapiraca, a instituição já garantiu atendimento a mais de três mil gestantes. Desse universo, muitas já deram à luz e continuam recebendo acompanhamento.

 Portadora de Lupus, doença autoimune que pode afetar principalmente a pele, articulações, rins, cérebro, assim como todos os demais órgãos, Magali foi diagnosticada com um quadro gestacional de alto risco. Para agravar ainda mais a situação, a paciente contraiu a Síndrome Fosfolipídea, que consiste numa infecção sanguínea que exige tratamento delicado.

 Foi então que, após consulta numa unidade de saúde, Magali foi encaminhada ao Espaço Nascer, onde realizou todo o pré-natal e também o tratamento da infecção, que poderia custar a vida do pequeno Miguel. “Esse local foi a minha segunda casa e onde me senti segura, graças à força e ao incentivo recebido pelas profissionais, mesmo diante de todas as condições desfavoráveis”, frisou Magali.

 Aplicações

Dos quatro meses até o parto, Magali teve que tomar uma injeção diária para combater a infecção, ou seja, uma média de 150 aplicações durante o período. Se o medicamento fosse adquirido numa farmácia comum, cada aplicação custaria em torno de R$ 90.

Espaço Nascer é destinado às gestantes que apresentam possibilidades de complicações durante a gestação e portadoras de doenças crônicas, a exemplo da hipertensão, epilepsia e diabetes. Também se enquadram mulheres com idade inferior a 12 anos e acima dos 35, dependentes químicas ou que possuam anormalidades estruturais nos órgãos reprodutivos.

 Além do acompanhamento pré-natal, as gestantes recebem serviços sociais e educacionais, a exemplo de palestras motivacionais e preparatórias, dinâmicas de grupo, contação de histórias, oficina de shantala, massagem indiana destinada aos cuidados dos bebês. No local ainda são feitos testes rápidos para HIV, Sífilis e coleta de colpocitologia oncótica.

 O Espaço Nascer funciona no bairro Alto do Cruzeiro e conta com obstetras, pediatras, assistente social e enfermeira obstetra, que acompanham as gestantes e os bebês até o sexto mês de vida.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011