Desigualdade na distribuição de renda é tema de reunião na AMA

Prefeitos dos municípios alagoanos se reuniram na manhã de hoje para pedirem mais autonomia na revisão do Pacto Federativo

04/05/2015 11:21

A- A+

Redação

compartilhar:

A distribuição de renda per capita nas áreas de saúde e educação dos municípios do estado de Alagoas está abaixo dos valores repassados pelo governo federal. A informação foi oficializada na manhã desta segunda-feira (4), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), pelo presidente da AMA, prefeito Marcelo Beltrão (PTB). Durante o encontro realizado, os prefeitos dos municípios do estado debateram a respeito do projeto que prevê a reformulação do Pacto Federativo.

Durante a reunião que contou com a presença do relator da Comissão Especial que aborda o Pacto no Congresso Nacional e também deputado federal, André Moura (PSC/SE), as reivindicações dos gestores alagoanos a respeito das desigualdades escancaradas na distribuição da verba disponibilizada pela União, foram ouvidas e levadas em consideração para compor a proposta do projeto.

Os prefeitos dos municípios que integram a AMA cobram uma maior autonomia na hora de definir os pisos salariais para cada categoria. Segundo informações repassadas na reunião, a unificação dos valores estabelecidos nacionalmente para a distribuição da renda muitas vezes não condiz com a realidade em que os municípios vivem.

Propostas como uma fonte financiadora junto do programa e a revisão nas atribuições municipais para a execução de programas federais foram outras pautas apresentas pelos prefeitos dos municípios de Alagoas ao delator.

Primeira Edição © 2011