Como Heloísa, Marta cai fora detonando PT

04/05/2015 13:09

A- A+

Redação

compartilhar:

Os líderes petistas fingem ignorar, mas a desfiliação de Marta Suplicy causou abalo na retaguarda petista. Não que a senadora represente hoje uma grande liderança ou que tenha potencial para disputar, com chances, a prefeitura paulista no ano que vem.

A saída de Marta incomoda os petistas pelo que ela disse (o partido nesses 33 anos renegou seus valores éticos e programáticos) e também porque agrava o estigma de um partido onde as mulheres não conseguem uma convivência saudável.

É sempre oportuno lembrar que, antes de Marta, deixaram o Partido dos Trabalhadores a deputada federal Luiza Erundina (ex-prefeita de São Paulo), a senadora Heloísa Helena (hoje vereadora por Maceió), a deputada federal Luciana Genro, que em 2014 disputou a presidência da República, e a senadora Marina Silva, que foi ministra do Meio Ambiente com aplauso internacional.

Mas, o que é isso? O que há de errado dentro do PT, que não consegue manter em suas fileiras mulheres que galgam altos postos no cenário político graças aos seus próprios atributos? É como se elas quisessem dizer: “Quem conhece o PT por dentro não consegue ficar no PT”. Observe que essas mulheres em nenhum momento foram associadas a esquemas de corrupção, aos escândalos do mensalão e da Petrobras. Nenhuma citação.

Os petistas podem até minimizar o desligamento de Marta, mas sabem que isso terá reflexos eleitorais, já no próximo ano, quando o partido armar seu projeto para fazer o sucessor do prefeito Haddad. Na soma da fuga feminina, o salto é altamente ruinoso.

 

 

TIRANDO DO FOCO

A desavença em Brasília, envolvendo o PMDB, Dilma e o PT, não passa de bate-boca, mas tem produzido efeito diversionista: ajuda a tirar do foco os políticos denunciados na Lava-Jato.

 

 

PROVAS DESTRUÍDAS

A destruição de fitas contendo gravação de reuniões do Conselho de Administração da Petrobras, quando Dilma era presidente do órgão, faz jorrar mais querosene sobre a fogueira do petrolão.

 

 

REGIMENTO DA ALE DEVE SER REVISADO

O deputado Luiz Dantas deve criar uma comissão especial para revisar o regimento da Assembleia Legislativa. O episódio da votação dos vetos a trechos do projeto da 17ª Vara serve para mostrar que o regimento da Casa de Tavares Bastos precisa ser revisado e atualizado. É tarefa que pode ser feita em pouco tempo e sem custo adicional para o Legislativo alagoano.

 

BRINCANDO COM FOGO

Das duas, uma: ou o governo federal para de elevar a tarifa de energia elétrica, ou o Ministério Público precisa acionar a Justiça para acabar com os abusos. Com intervenção, se for o caso.

 

AUMENTO ABSURDO

A taxa de iluminação pública, que em Maceió subiu até 1000%, pode estar com os dias contados. Projeto no Congresso Nacional devolve a gestão dessa taxa para as empresas energéticas.

 

SENADO HOMENAGEIA EMPRESÁRIO JOÃO TENÓRIO

O empresário João Tenório (Usina Triunfo, TV Pajuçara) está entre as personalidades que, este ano, receberão o Diploma José Ermírio de Moraes. Ex-senador da República e um dos homens mais cultos de Alagoas, João Evangelista Tenório foi indicado com mais quatro empresários para receber a honraria outorgada pelo Senado Federal. O pernambucano Armando Monteiro Filho e o sergipano Albano Franco também receberão o Diploma.

 

O GOLPE FINAL

O silêncio de Dilma no 1º de maio foi um golpe mortal no PT. Inconcebível que a presidente do Partido dos Trabalhadores não tivesse nada a dizer precisamente aos trabalhadores. Impensável.

 

SINAIS DO OCASO

A situação do PT é crítica: uma parte de seus membros está na cadeia, outra parcela está a caminho das grades, enquanto a ala feminina foge do partido como o capeta foge da cruz.

 

NOVA FAIXA AZUL PODE NÃO VINGAR

Rui Palmeira acertou em cheio ao trazer para Maceió a faixa azul exclusiva para coletivos. Na Fernandes Lima e na Durval de Góes Monteiro deu certo, foi um sucesso. Mas o êxito não deve se repetir na Comendador Leão e Dona Constança. São vias pouco extensas, estreitas e com um sem-número de pequenas lojas que precisam de espaço para seus clientes motorizados.

 

CONVERSA FIADA

Dilma pode trombetear, Levy pode alardear, mas o ajuste fiscal só será visto com o mínimo de seriedade se o governo decidir reduzir para no máximo 20, os atuais 39 ministérios.

 

QUASE NINGUÉM...

Argumenta-se que reduzir a maioridade penal não adianta porque vai pegar só uns poucos infratores nessa faixa de idade. Ora, se não vai pegar quase ninguém, por que preocupa tanto?

 

DE MARCA EM MARCA, BUSCANDO QUALIDADE

Por sua qualidade, e não pelo preço, o queijo tipo reino Polenghi conquistou o paladar dos alagoanos. Nos últimos anos, vendeu como banana nos supermercados. Até que o fabricante achou de mexer na fórmula. Resultado: o sabor foi pro brejo. Perdeu consistência e ganhou aparência de ‘fatias plásticas’. Claro que a clientela já sentiu a mudança e vai responder migrando para outra marca – até que o próximo fabricante faça o mesmo...

Primeira Edição © 2011