Elaboração de currículo facilita acesso ao mercado de trabalho

03/05/2015 06:00

A- A+

Ascom/Semtabes

compartilhar:

Quando se está procurando emprego, o primeiro passo de todo trabalhador é arrumar seu currículo e sair para a busca de oportunidade. Mas, será que você elaborou seu currículo da melhor forma? Será que sua apresentação ficou atrativa? O currículo é o cartão de visita do candidato. Por isso, é importante tomar alguns cuidados.

De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da Semtabes, Liliane Baracho, além de uma boa apresentação e organização nas informações, o candidato a um emprego deve estar sempre com seu currículo atualizado, claro e objetivo.

 

“Atualizar o currículo é algo importantíssimo e isso não deve ser esquecido. Experiências profissionais e cursos também são fundamentais para concorrer a uma vaga. A objetividade também conta muito na hora da seleção. Não é interessante um currículo muito extenso, é preciso que o cidadão selecione o que vai colocar com o que tem mais a ver com a área que está interessado em ocupar”, destacou Liliane.

Outro cuidado que o candidato à vaga de emprego deve ter é com a foto. “É preciso bom senso na hora de escolher a foto que vai colocar. Evite fotos de perfil de redes sociais. Coloque uma foto em que você esteja mais formal, mas não perca a simpatia”, complementou Liliane.

Cartilha

O Sine da Prefeitura de Maceió disponibiliza para os trabalhadores uma cartilha com algumas dicas para elaborar um bom currículo. O não uso mais do termo “Curriculum Vitae” e a orientação de iniciar o currículo com o nome, sem necessidade de mencionar a filiação e número de documentos, são algumas destas dicas.

Segundo a Diretora de Trabalho e Emprego da Semtabes, Vanessa Beltrão, o mais importante para um currículo é ser honesto e colocar apenas a verdade. “Mentir no currículo só vai prejudicar a si mesmo, não adianta fazer isso por que é uma oportunidade de emprego que está em jogo e colocar aquilo que você não é, só vai causar prejuízos ao nome daqueles que estão tentando ser inseridos no mercado de trabalho”, disse. Ainda de acordo com Vanessa, é importante estudar sempre e se aprimorar porque isso possibilita mais oportunidades de trabalho.

Depois de preparar um bom currículo, os interessados em conseguir emprego podem contar com os serviços do Sine da Prefeitura de Maceió que oferece cadastro em um banco de vagas, onde facilita a inserção das pessoas ao mercado de trabalho.

Os interessados devem se dirigir até a sede do Sine da Prefeitura, que fica ao lado da Estação Ferroviária de Maceió, no Centro, das 08 às 14h de segunda a sexta-feira, munidos de RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho (CTPS) e certificados de cursos (caso tenha realizado), para efetivar o cadastro no banco de vagas do órgão.

Primeira Edição © 2011