SMTT explica como funcionará ciclofaixa na Rua Deputado José Lages

Sinalização que delimita espaços dos veículos vem sendo pintada e tem levantado dúvidas e questionamentos da população em geral

02/05/2015 05:30

A- A+

Ascom

compartilhar:

Com o objetivo  de fazer as conexões viárias para o tráfego de bicicletas, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió estará implantando um novo modelo de ciclofaixa na cidade. Com funcionamento na Rua Deputado José Lages, bairro de Ponta Verde, a sinalização que delimita os espaços dos veículos vem sendo pintada e tem levantado dúvidas e questionamentos da população em geral.

“Todo o planejamento foi voltado para a segurança dos ciclistas. Serão colocados tachões nos dois lados da ciclofaixa para evitar a ultrapassagem de veículos. Os cruzamentos e as paradas de ônibus vão exigir maior atenção de quem trafega por ali por serem espaços de uso compartilhado, lembrando que em ambos os casos, a prioridade é sempre do ciclista”, explica o coordenador de projetos de Transportes da SMTT, Leônidas Calheiros.

Quanto à colocação de uma ciclofaixa entre a faixa de estacionamento e a faixa de veículos da via e no sentido de quem vai para a orla, o coordenador de projetos de Transportes explica que a decisão foi tomada única e exclusivamente para garantir a segurança do ciclista.

“Essa ciclofaixa também poderia estar junto à guia como a outra, mas o que aconteceria é um problema de visibilidade do condutor, principalmente nos cruzamentos. Se você colocar um carro estacionado entre um ciclista e um condutor em movimento, esse condutor não vai ver o ciclista escondido atrás dos carros. É melhor que o ciclista esteja visível para o veículo em movimento, pois terá condições de reduzir a velocidade, parar e esperar o ciclista passar antes de estacionar”, esclarece.

Além da disposição das faixas, a ciclofaixa também trará um novo modelo de sinalização para Maceió, o Bike Box. “É uma ferramenta de sinalização que existe em várias cidades, como Curitiba. Basicamente, é uma área de espera dos ciclistas. No cruzamento do final da Rua Deputado José Lages com a Rua Capitão Marinho Falcão, a ciclofaixa não continuará nesse trecho. O ciclista deve se posicionar no Bike Box, pintada na cor vermelha, e esperar o sinal abrir. Quando o sinal abrir, o condutor do veículo deverá esperar o ciclista pegar a próxima ciclofaixa depois do cruzamento, na Rua Capitão Marinho Falcão, onde será executada a continuidade do projeto de ciclofaixa”, explica Leônidas.

Entenda como vai funcionar

Nos cruzamentos, tanto ciclistas quanto condutores de veículos terão que ter atenção, principalmente na conversão de veículos. Se o condutor for fazer a conversão, precisa parar na faixa de retenção e observar se algum ciclista vem na direção. Se sim, ele deve deixar o ciclista passar para só então fazer sua conversão à esquerda ou à direita, dependo do sentido da via. Como o veículo estará na mesma direção que o ciclista, o condutor vai poder observar pelo retrovisor se ele está vindo, ou se ele se encontra a sua frente.

Nas paradas de ônibus, quem deverá prestar maior atenção é o motorista de ônibus. Nesse caso, o espaço é compartilhado entre o ônibus e o ciclista. Se o motorista do ônibus avistar que na ciclofaixa tem um ciclista, ele deve esperá-lo passar para então poder entrar na baia do ônibus, cuja área estará demarcada no ponto de parada. Após essa espera, ele poderá fazer o embarque e o desembarque dos passageiros. Caso o ônibus já esteja executando o embarque e desembarque, quem deverá esperar para seguir é o ciclista.

Outro ponto que merece atenção reforçada é o momento de entrada e saída das lojas e outros prédios existentes na via. “Quase todos os lotes da Rua Deputado José Lages possuem um ou dois acessos para entrada e saída. Os condutores precisarão prestar atenção se há ciclistas ou não na ciclofaixa porque de um lado, o veículo passará pelo estacionamento e do outro lado, não, já saindo direto na ciclofaixa”, esclarece Leônidas.

Ainda de acordo com o coordenador de projetos de Transportes, os ciclistas que vêm da Rua Deputado José Lages para chegar à ciclovia da orla de Ponta Verde deverão parar a bicicleta, descer e subir à calçada quando a ciclofaixa chegar ao fim, atravessar a faixa de pedestres na Avenida Álvaro Otacílio segurando suas bicicletas e então prosseguir pela ciclovia. Já quem vem da ciclovia pela orla e deseja seguir para a ciclofaixa, deverá atravessar a faixa de pedestres na mesma avenida a pé pela calçada e então seguir pela ciclofaixa em direção à Rua Deputado José Lages.

Campanha educativa

Para a conscientização de condutores de veículos e da população local, o órgão realizará ação educativa com a distribuição de folhetos e adesivos.

A finalidade é esclarecer também dúvidas dos comerciantes da Rua Deputado José Lages quanto ás mudanças e devido à implantação da ciclofaixa. Paralelamente, alguns veículos serão abordados e receberão adesivos que promovam a boa convivência com os ciclistas.

Para trabalhar a conscientização dos motoristas de ônibus acerca da utilização da ciclofaixa na Rua Deputado José Lages, a SMTT realizará no mês de maio um curso para os profissionais.

Primeira Edição © 2011