Implantação de ciclovias e ciclofaixas em Maceió são destacadas

02/05/2015 13:30

A- A+

Secom/Maceió

compartilhar:

O prefeito Rui Palmeira falou sobre os serviços de implantação das ciclovias e ciclofaixas promovidas pela Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Transito (SMTT).  De acordo com o líder do Executivo Municipal, o objetivo da gestão é interligar as áreas de Maceió, dentro do possível, com ciclofaixas e ciclovias para facilitar a vida das pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

“Nossa ideia é interligar, nesse primeiro momento, a região da orla à região central de Maceió. Estamos fazendo uma ciclofaixa na Avenida Deputado José Lajes e queremos interligar através da Muniz Falcão, que fica no Santo Eduardo, ligando ao Jaraguá e Centro”, disse o prefeito.

Rui Palmeira ressaltou que a implantação das ciclovias e ciclofaixas fazem parte de um pacote de ações da gestão para melhorar a mobilidade urbana da capital alagoana.

“Com isso nós iremos fomentar mais mobilidade para as pessoas que utilizam a bicicleta como seu transporte diário. Existe um movimento grande de pessoas que moram nessas regiões e utilizam a bicicleta, seja para o lazer e exercício, seja para chegar aos seus postos de trabalho”, destacou o prefeito.

Com o modelo inovador de ciclofaixa, em um dos sentidos, os ciclistas irão trafegar entre o estacionamento e a faixa de veículos. Embora pioneiro em Maceió, o modelo já existe em algumas cidades, a exemplo de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Aqui acontecerá de forma experimental, de modo que os cidadãos se conscientizem do ordenamento das vias referentes à existência de modos alternativos de deslocamentos.

“Outro importante ponto desse processo é a descentralização. Assim como fizemos a ciclofaixa da Ponta Verde, nós fizemos no conjunto Graciliano Ramos. Já nos próximos dias, quando inaugurarmos a Avenida Paulo Holanda, teremos uma ciclovia e vamos interligar com a BR”, complementou Rui Palmeira.

A estimativa da SMTT é que a implantação da nova ciclofaixa também deve ajudar a ordenar o trânsito na Rua Deputado José Lages e demarcar o espaço de estacionamento ao longo da via. Equipes da Educação de Trânsito do órgão estarão realizando uma campanha educativa de orientação aos ciclistas e demais condutores.

As duas principais adequações aos condutores que utilizam a via deverão ocorrer nas paradas de ônibus e nos cruzamentos, uma vez que estes são espaços compartilhados, sendo a prioridade sempre do pedestre e do ciclista.

Primeira Edição © 2011