INSS/AL encerra hoje as ações educativas em comemoração ao Dia do Trabalho

30/04/2015 08:03

A- A+

Divulgação

compartilhar:

As atividades educativas do INSS em Arapiraca estão sendo realizadas desde segunda-feira (27) e a última palestra será realizada hoje (30), no 5º Centro de Saúde Noturno, localizado no Centro da cidade, que é específico para o atendimento dos trabalhadores, das 18h às 19h. O trabalho está sendo realizado pela assistente social Fátima Pacheco, integrante do Programa de Educação Previdenciária do INSS no município. Essas ações acontecem em todo o território nacional para comemorar o Dia do Empregado Doméstico (27 de abril) e o Dia do Trabalho (1º de maio).

Segundo Fátima Pacheco as ações tem como objetivo disseminar direitos e deveres previdenciários dos trabalhadores e mais especificamente dos empregados domésticos. Com isso há um incentivo a inclusão previdenciária e ao acesso dos cidadãos aos canais de atendimento, serviços e benefícios da Previdência Social.

Além do Centro de Saúde, também foi realizada palestra em Arapiraca na Capela de São Pedro, no dia 28, abordando os benefícios previdenciários dos empregados domésticos. Outras agências do interior também realizam palestras durante esta semana, como as de Igreja Nova, Igaci, Marechal Deodoro e Maribondo, nas próprias unidades.

Os benefícios previdenciários do empregado doméstico também foram abordados por funcionários do INSS nos espaços gratuitos nas rádios, esta semana. Foram cinco programas em Maceió e um em Maribondo e Penedo.

Direitos - É importante ressaltar que a contribuição previdenciária garante benefícios aos domésticos, como direito a aposentadoria por idade, por invalidez, por tempo de contribuição, auxílio-doença, salário-maternidade e, seus dependentes, a pensão por morte e auxílio-reclusão. Para fazer a inscrição do empregado doméstico na Previdência Social e obter o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), basta telefonar para a Central 135 ou acessar a página na internet (www.previdencia.gov.br).

Primeira Edição © 2011