O futuro é passado no presente

28/04/2015 07:10

A- A+

Redação

compartilhar:

 

“Faz parte dos seres vivos conservar a liberdade de decidir o que perceber e o que aceitar como perturbação.”

- Fritjof Capra

Viver no presente é a primeira chave para uma vida plena. As pessoas vivem angustiadas por excesso de futuro; vivem com a mente cheia de pensamentos, coisas a realizar, e se esquecem de que não existe passado nem futuro, só o que existe é o presente, o “aqui e agora”.

O excesso de passado nos deprime, nos deixa em um estado vegetativo voltado para experiências passadas, que já foram e que já não existe mais.

Temos que honrar este passado, claro, ressignificá-lo e tocar a vida em frente, não permitir que essas experiências ou essas sensações,  estejam interferindo no nosso dia-a-dia.

Já o individuo que vive com a mente voltada para o futuro sofre de ansiedade, ou seja, muita ansiedade é excesso de futuro.

Ora, a depressão e a ansiedade adoecem a nossa mente, ocupa todo espaço possível de maneira negativa, nos tornando pessoas negativas e voltadas ao pessimismo, e sei que não é isto que você quer para a sua vida.

Se você deseja viver uma vida plena, saudável, precisa entender que o estado de plenitude, de positividade e alegria vem do presente, esteja presente em cada momento de vida que lhe foi disponibilizado pelo criador, e a luz o iluminará.

O presente é o que temos, e é tudo que podemos ter. Não se pode ter o passado ou o futuro; um já passou, já era, e o outro ainda está por vir. O presente não, ele está aqui e agora, e o possuímos completa e incondicionalmente e só você tem o poder de decidir como usá-lo.

Não persiga o passado.
Não se perca no futuro.
O passado já não existe.
O futuro ainda não veio.
Olhando a vida profundamente como ela é
exatamente no aqui e agora,
o praticante vive
em estabilidade e liberdade.

(Theranama Sutra - Buddha)

José Queiroz

Administrador, Master Coach e Analista comportamental formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e certificado internacionalmente pela European Coaching Association(ECA) e Behavioral Coaching Institute (BCI), entre outras

 

 

Primeira Edição © 2011