Prefeitura executa obras de contenção costeira

27/04/2015 07:12

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Com a finalidade de amortecer o impacto da maré sobre a área urbanizada das orlas de Ponta Verde e Jatiúca, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), realiza obras de contenção costeira. O objetivo dos serviços é evitar transtornos para a região.

De acordo com o titular da Seminfra, Roberto Fernandes, a obra de contenção está sendo realizada pelo sistema de bolsacreto. “Esse método consiste na utilização de sacos preenchidos com argamassa fluída, cimento, areia, água e acelerador de pega. Esse processo acelera a cura da argamassa, organizada em uma sequência escalonada, formando  degraus que, além de amortecer o impacto da maré, vão facilitar o acesso à praia”, explicou Fernandes.

As equipes estão trabalhando no primeiro trecho que compreende 70 metros, em Frente ao Mix 1, e depois seguem para trabalhar nos 60 metros próximo à Barraca Eu e Tu. A área entre as Avenida Júlio Marques Luz e Doutor Gomes de Barros (Jatiúca), que abrange 180 metros, também receberá a ação.

Os investimentos são de mais de R$ 1 milhão em recursos próprios do Município, fruto da arrecadação dos tributos. A previsão é que os serviços sejam finalizados no mês de setembro.

Para a execução dos trabalhos, as equipes dependem da tábua das marés. Conforme o técnico da Seminfra Asdrúbal Goulart, com a maré alta é impossível trabalhar. “Quando a maré está baixa, intensificamos os serviços, até nos finais de semana, para concluir as obras no prazo”, disse.

Primeira Edição © 2011