Facebook e Google ajudam a achar sobreviventes no Nepal

26/04/2015 08:40

A- A+

Exame.com

compartilhar:

Já são mais de 1400 mortos no terremoto de magnitude 7,8 graus que atingiu o Nepal na tarde deste domingo, segundo informações recentes. A maior parte das vítimas está no vale central do país, onde fica a capital, Katmandu, mas o desastre também deixou mais de 34 mortos na Índia e 13 na China, países que sentiram o tremor.

Para ajudar as pessoas que estão preocupadas com a situação de parentes, amados, amigos e colegas que estão na região, o Facebook e o Google adaptaram dois recursos já existentes, o Facebook Safety Check e o Google Person Finder, para o desastre no Nepal.

Nesta manhã, o Facebook lançou o "Nepal Earthquake: Facebook Safety Check". Se a rede social perceber que você pode estar na área afetada, mandará uma mensagem perguntando seu estado.

Você pode responder pelo botão "I'm safe" e avisar seus contatos que está a salvo. O recurso também mostra quantos amigos estão no local do desastre e envia notificações quando algum deles disser que está bem.

Mark Zuckerberg comentou a criação da ferramenta em um post no Facebook. "Quando desastres acontecem, as pessoas têm que saber que suas pessoas queridas estão bem. É em momentos como esse que poder se conectar realmente importa".

Primeira Edição © 2011