‘Promova Cidadania, Não Dê Esmola’ é reforçada

Campanha não pretende desestimular o ato solidário de doar

25/04/2015 07:48

A- A+

Ascom/Semas

compartilhar:

Desde o mês de dezembro do ano passado, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vem promovendo a campanha ‘Promova Cidadania, Não Dê Esmola’. O objetivo é promover a conscientização da população e intensificar o atendimento às pessoas que estão em situação de rua da capital.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, destaca que a campanha não pretende desestimular o ato solidário de doar, mas orientar a população a contribuir com o trabalho sistemático que é feito pela Prefeitura de Maceió com este público. “Nós trabalhamos para reconstruir o projeto de vida dessas pessoas e precisamos da colaboração de todos para que essa rede de atendimento dê certo”, disse Celiany.

A campanha destaca a importância de evitar dar esmolas à população em situação de rua, sobretudo devido às relações entre mendicância, exploração infantil e drogas. A esmola acaba contribuindo para mantê-las nas ruas, expostas a todos os tipos de violência e até à dependência química.

A campanha Promova Cidadania, Não Dê Esmola incentiva também a população a direcionar suas doações ou prestar trabalho voluntário em alguma instituição não governamental, ao invés de dar esmolas. Mais de 60 instituições cadastradas pela Semas estão listadas no site da prefeitura de Maceió no link.

Centro POP

Outra ação voltada para a população de rua é a nova sede do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop, que foi inaugurado na última quinta-feira (23). O novo espaço fica no bairro de Jaraguá e promove atendimento especializado a esse público. O equipamento social tem como finalidade assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de relações sociais e habilidades pessoais, com o intuito de fortalecer vínculos interpessoais ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

No espaço, a população em situação de rua conta com estrutura de apoio de banheiro – com espaço para banho e higiene pessoal -, lavanderia, refeitório, atendimento psicológico e socioassitencial e área de convivência.

A população também pode contribuir, ligando para o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Semas no 0800 284 8048, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O Seas é formado por cinco equipes, cada uma composta por um assistente social e dois psicólogos, que se dividem nas regiões do Benedito Bentes, Santa Lúcia, Jatiúca, Orla Lagunar, além de um grupo noturno.

Inicialmente, o grupo identifica a localização das pessoas. Depois, orienta e procura sensibilizar sobre os riscos pessoais e sociais de morar na rua. Após ser constatado o risco social, a pessoa que se encontra em situação de moradia nas ruas de Maceió conta com a disponibilidade de diferentes serviços. Entre eles, os relacionados ao acolhimento institucional, o retorno para a cidade de origem e a reinserção familiar.

Primeira Edição © 2011