Mutirão terá reforço da educação ambiental

25/04/2015 08:03

A- A+

Ascom/Slum

compartilhar:

Com o objetivo de reforçar a importância da coleta seletiva junto aos moradores do complexo habitacional Benedito Bentes, a Coordenadoria de Controle Ambiental da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) irá participar do mutirão de limpeza programado para este sábado (25) no conjunto Moacir Andrade. No total, 10 educadores ambientais vão percorrer as ruas ao lado dos 90 agentes de limpeza que habitualmente atuam no mutirão.

Enquanto o batalhão maior realiza serviços de varrição, capinação, desobstrução de linhas d’água, pintura de meio-fio e remoção de entulho, os educadores ambientais irão distribuir panfletos e orientar os moradores sobre a importância de continuar a separar o lixo seco (reciclável) do lixo molhado (orgânico, como os restos de alimentos) para entregar aos catadores que atuam no Galpão de Triagem de Resíduos Recicláveis.

O galpão fica situado no Benedito Bentes, tem administração da Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel) e, junto com o apoio da Prefeitura de Maceió, inaugurou a coleta seletiva no bairro em fevereiro de 2014.

“Vamos começar a reforçar a coleta seletiva. Vamos distribuir panfletos com informações sobre como praticar e teremos a participar de catadores da Cooprel. Até porque sempre que estamos atuando tem alguma pessoa que pode querer entregar um material”, explica Rita Araújo, coordenadora de controle ambiental da Slum.

Como a atividade ocorre em paralelo com o mutirão, os agentes de educação ambiental vão orientar aos moradores como proceder com a disposição do lixo orgânico. “Vamos também lembrar as pessoas que elas só devem colocar os sacos de lixo na porta nos dias e próximo ao horário da coleta”, aponta a coordenadora.

Segundo mutirão

Já o outro mutirão programado para o sábado ocorre no conjunto José Tenório, no bairro da Serraria. O complexo habitacional formado por prédios e uma praça central receberá os serviços por meio de aproximadamente 90 agentes de limpeza.

Assim como no mutirão do Moacir Andrade, os moradores do José Tenório poderão descartar resíduos volumosos e inservíveis – como móveis e eletrodomésticos em desuso – em local próximo à atuação das equipes para que o recolhimento seja realizado.

Com isso, a Slum espera minimizar o descarte inadequado em vias, terrenos e áreas verdes, como a existente nos limites do conjunto habitacional.

Primeira Edição © 2011