Festival Bumba Meu Boi leva cultura popular à orla de Maceió

Evento reúne 20 grupos representantes de bairros da capital, a partir das 18h, na Praça Multieventos, em Pajuçara

25/04/2015 07:51

A- A+

Ascom/FMAC

compartilhar:

A comunidade maceioense e turistas em passagem pela cidade têm a oportunidade de conferir meses de empenho dos tradicionais grupos de bumba meu boi, durante exibições na 23ª edição do Festival de Bumba Meu Boi, que começou na noite de sexta (24) e será encerrada neste sábado (25). O evento é uma promoção da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), em parceria com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió e vai reunir 20 grupos representantes de bairros da capital, a partir das 18h, na Praça Multieventos, em Pajuçara.

O Festival é o momento de consagração para os grupos de bumba meu boi, que passam meses se dedicando à construção do espetáculo com seus bois. Os bairros Ponta da Terra e Vergel são os campeões em número de grupos participantes. Da Ponta da Terra sai o bumba meu boi campeão de 2014, o Dragão, além de outros seis bois concorrendo no Grupo A e no Grupo B.

“Quem compareceu hoje e voltar amanhã, viu e vai ver um verdadeiro espetáculo. As equipes se prepararam durante meses para trazer ótimas performances, inclusive, com elementos surpresa”, disse, na abertura do festival, o presidente da Liga dos Bois de Maceió, Joel Ferreira.

“Uma oportunidade de trazermos a identidade dos bairros para exposição, montar um show de acordo com as características de cada comunidade, o que só nos tem sido possível por conta da atenção do prefeito Rui Palmeira”, reforçou Ferreira.
 

Líder do Boi Treme Terra – que está participando pela primeira vez do Festival -, Ronailton Alves destacou o cunho social do trabalho.

“Nós somos da comunidade Ponta da Terra e conseguimos, a partir da equipe Treme Terra, tirar muita criança e adolescente da ociosidade. É importante registrar a atenção do prefeito Rui Palmeira e dos mais envolvidos na gestão da cultura de Maceió. Nós sabemos da crise que a Prefeitura de Maceió vem passando, ainda assim, o prefeito não abortou o Festival, ao contrário, apoiou e nós estamos aqui hoje para fazer um lindo show e mostrar o potencial da nossa comunidade”, disse Alves.

O Vergel do Lago é o segundo bairro onde a tradição aparece com maior expressividade; de lá saem seis bumba meu boi para exibição no 23º Festival. Os bairros Jacintinho, Jatiúca, Poço, Cruz das Almas e a comunidade do Reginaldo também estão representados no evento. Apesar de juntos reunirem apenas sete bois – menos da metade dos grupos participantes do festival – a tradição e a força da manifestação nessas localidades não pode ser menosprezada, afinal, foi do Jacintinho que saiu o vice-campeão 2014. O bumba meu boi Cão de Raça.

“Foram meses de ensaios para trazermos nosso espetáculo. Uma oportunidade de mostrarmos nossa força e amor pela cultura. O prefeito Rui Palmeira está de parabéns pela iniciativa”, complementou o cantor do Boi Anaconda, Everton Vieira.
 

Conforme o regulamento do Festival, os bois se apresentam divididos em duas modalidades: o Grupo A, ou Grupo Especial, e o Grupo B, ou Grupo de Acesso. No primeiro dia de exibições desfilam na arena os Bois do Grupo de Acesso que, esse ano são 12; e no segundo dia, o mais esperado pelas torcidas, a festa fica por conta dos oito bois do Grupo A.

Dos 22 grupos anunciados inicialmente pela organização, dois desistiram da apresentação na mostra competitiva.
 

Desfile dos bois do Grupo A

1. Lacrau: “O retorno do guerreiro”

2. Vingador: Os deuses do olimpo, entre gregos e troianos

3. Cão de Raça: “O mundo avatar”

4. Dragão: China Brasil o dragão uniu (solta a fera)

5. Olodum: O caminho das Índias

6. Bumbá Alagoano: “Meu Nordeste minha riqueza”

7. Cobra Negra: “Quebra nozes”

8. Tigre: “Boi Tigre no Festival de Parintins”

Primeira Edição © 2011