Renan diz que não vai 'engavetar' terceirização

24/04/2015 14:10

A- A+

O Globo

compartilhar:

Em meio a um embate sobre o projeto que regulamenta a terceirização, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou nota, nesta sexta-feira, (24), afirmando que não vai polemizar com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele diz, no documento, que não vai engavetar nenhum projeto, mas reitera críticas à terceirização de atividades-fim (as principais em uma empresa), aprovada pela Câmara, e reafirma que o assunto será debatido "criteriosamente" no Senado.

"Não vou polemizar com o Presidente da Câmara dos Deputados. Tal controvérsia só interessa àqueles que não querem o fortalecimento e a independência do Congresso Nacional, àqueles que têm horror ao ativismo parlamentar", diz a nota assinada pelo presidente do Senado.

Depois que Renan disse não ter pressa para votar o projeto da terceirização, Cunha reagiu dizendo que dará tratamento igual a matérias do Senado. Na nota divulgada nesta sexta-feira, Renan afirma que já há "inúmeras" propostas do Senado paradas na Câmara, o que contraria, segundo ele, interesses da sociedade.

"Não há nenhuma matéria importante oriunda da Câmara dos Deputados que não tenha sido apreciada pelo Senado Federal. Dentre as inúmeras proposições do Senado Federal, paralisadas na Câmara dos Deputados, está o Código do Usuário do Serviço Público. Uma exigência da sociedade que, além das dificuldades econômicas, é obrigada a conviver com falência dos serviços públicos", diz o documento.

Na quinta-feira, (23), o presidente do Senado afirmou que a terceirização de atividades-fim é uma "pedalada" no direito do trabalhador. Como a palavra final sobre o assunto será dos deputados, já que a proposta volta para aquela Casa se forem feitas alterações no texto, Renan afirmou que o Senado não tem pressa para votar esse projeto e lembrou que a tramitação na Câmara durou 12 anos.

"Em face de alguns noticiários no dia de hoje (24), reafirmo que o Senado Federal não vai engavetar nenhum projeto porque não pode sonegar o debate de qualquer tema. Quanto ao projeto que ampliou a terceirização da mão de obra, vamos discuti-lo criteriosamente, envolvendo todos os interessados na regulamentação, principalmente os trabalhadores, referências inafastáveis e prioritárias na discussão", disse o presidente do Senado, na nota divulgada nesta sexta-feira.

Aliados de Renan afirmaram que o projeto da terceirização vai passar por quatro comissões antes de ir a plenário: Comissão de Direitos Humanos, Comissão de Assuntos Sociais, Comissão de Assuntos Econômicos e Comissão de Constituição e Justiça. Segundo esses aliados, a intenção de Renan é segurar a proposta no Senado pelos próximos dois anos, quanto acaba o mandato de Cunha na presidência da Câmara.

Primeira Edição © 2011