IMA divulga lista de praias impróprias para banho do Estado

24/04/2015 13:38

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

As praias próprias e impróprias para banho na costa estão listadas no relatório de balneabilidade, divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). O documento é produzido semanalmente pela equipe do Laboratório de Estudos Ambientais com base no que determina a Resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e está disponível no site do instituto.

São 60 pontos verificados em toda a costa, entre as praias do Pontal do Peba e de Maragogi. Para o relatório dessa semana as coletas foram feitas no dia 22, quando não houve incidência de chuvas na região litorânea. As análises indicam 18 pontos impróprios para banho e 42 que podem ser aproveitados pelos banhistas.

No litoral sul foram verificados 18 trechos, com três deles impróprios e localizados na Barra de São Miguel, foz e próximo a ponte do Rio Niquim. Dentro de Maceió, entre o Pontal da Barra e a praia de Ipioca, foram feitas coletas em 20 pontos, sendo que oito não são indicados para banho. Eles estão localizados nas praias da Avenida, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e foz do rio Pratagy.

No Litoral Norte, as coletas foram realizadas em mais de 22 trechos e sete deles são considerados impróprios para banho. Eles estão localizados na foz do rio Tatuamunha, Japaratinga e Maragogi.

A classificação quanto a própria e imprópria para banho é determinada pelo índice de coliformes fecais. A resolução do Conama estabelece como parâmetro o resultado das análises em cinco semanas consecutivas e com base no critério da presença de mais ou menos 1000 NMP (número mais provável) de coliformes termotolerantes (fecais) por 100ml da amostra de água coletada.

O arquivo produzido pela equipe do Laboratório, com apoio da Gerência de Geoprocessamento, pode ser visualizado em PDF e através do Google Earth.

Primeira Edição © 2011