O Dia da Terra - 22 de abril

22/04/2015 14:20

A- A+

Helciane Angélica

compartilhar:

O grupo Guerreiras/os da Esperança da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) apresentou nessa quarta-feira(22.04) às 9h, o espetáculo teatral Histórias Recicladas na Casa Verde do Tribunal Regional do Trabalho (19ª Região) em Maceió. O evento integra a programação especial em alusão do Dia da Terra.

O convite foi uma iniciativa da Comissão de Responsabilidade Socioambiental e Área de Apoio à Gestão Socioambiental do TRT-AL, que possui um amplo calendário de atividades e ações voltadas à sustentabilidade ambiental. O Dia da Terra - 22 de abril - foi criado em 1979, tem como finalidade criar uma consciência dos cidadãos sobre os problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger nosso planeta. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a importância da data em 2009, quando instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra.

A atividade terá como marco a inauguração do "Cantinho da Reciclagem" ao lado da sede do órgão público. É destinada aos magistrados, servidores e funcionários terceirizados - da capital e do interior de Alagoas - com o objetivo de aproximá-los ainda mais da realidade dos(as) catadores e valorizar o trabalho de coleta seletiva.

A Coopvila é parceira do TRT-AL desde novembro de 2013. Semanalmente, é realizada a coleta seletiva de materiais recicláveis oriundos de unidades localizadas em onze municípios alagoanos: Arapiraca, Atalaia, Coruripe, Maceió, Palmeira dos Índios, Penedo, Porto Calvo, Santana do Ipanema, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.

PEÇA

O grupo teatral Guerreiras/os da Esperança vinculado à Coopvila foi criado em 2012, oriundo da parceira entre o Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (CEASB) e Cia de Teatro Munganga com sede em Amsterdam (Holanda).

A peça Histórias Recicladas é estrelada por mulheres, com idade variando entre 17 e 55 anos, integrantes da Coopvila e filhas de catadoras, e moradoras da comunidade carente Vila Emater II. O cenário remete à intimidade de uma sala de estar. De forma simples e envolvente, as catadoras-atrizes rememoram e representam a trajetória de suas vidas, do interior ao lixão de Maceió, e ainda, destacam a importância da fundação da Coopvila. O tema central é a Reciclagem e Renascimento.

É uma das ações educativas do projeto "Coopvila - Reciclar e Educar" patrocinado pela Petrobras. Tem como público alvo: catadores de vários estados, estudantes da rede pública de ensino, professores, pesquisadores, ativistas ambientais, lideranças de movimentos sociais, funcionários públicos e gestores.

Primeira Edição © 2011