O que é análise do comportamento humano?

08/04/2015 11:44

A- A+

Redação

compartilhar:

Olá,

 

Como já noticiei no post anterior, estaremos realizando um curso de ANALISTA COMPORTAMENTAL, com certificação internacional, em Maceió, nos dias 25 e 26 de Abril de 2015.

Neste post, gostaria de comentar um pouco acerca desta área da ciência humana, chamada de Ciência Comportamental.

No seu processo histórico e evolutivo, o ser humano sempre questionou a sua própria existência. Saber, por exemplo, qual é a sua natureza, sua origem; razão de ser; do que é feito, o que determina suas ações; qual é o seu papel no mundo, etc, são questionamentos que sempre estiveram presentes na história do pensamento de diversas culturas.

A análise comportamental aplicada é uma ciência que procura entender o comportamento dos indivíduos e as variáveis que os influenciam, com o objetivo de atingir mudanças desejadas de comportamentos socialmente significativos. Comportamentos cuja mudança alterará a qualidade de vida do indivíduo e do seu meio envolvente.

A análise comportamental tem contribuído para várias áreas ao longo das últimas décadas: desde a área da educação, da saúde, até à área organizacional.

Com uma simples observação no dia a dia é possível chegar a um nível de conhecimento do jeito de ser de uma pessoa, porém este processo é demorado e nem sempre é tão preciso.

É neste momento que a tecnologia traz uma ferramenta de mapeamento de perfil comportamental (WINNWEH MAP) que nos ajuda e muito a conhecer as características de uma pessoa.

Com uma avaliação de perfil comportamental é possível identificar não só essa essência de que falamos, mas também muitos outros fatores que modelam o comportamento, tais como: flexibilidade, capacidade de adaptação a mudanças, estilo de liderança, influência do meio, perfil profissional, nível de estresse, autoestima, entre outros.

Com a formação que estaremos oferecendo de Analista Comportamental, você poderá:

. Maximizar os processos de Recrutamento e Seleção;

. Promover desenvolvimento e eficácia nos processos de Gestão de Pessoas;

.Otimização dos resultados de T&D;

. Potencialização de processos de Coaching;

. Aumentar a eficácia de processos de Orientação Profissional e de Carreira;

. Promover melhorias nos Relacionamentos Interpessoais, personalizando suas interações;

. Potencializar seu desenvolvimento pessoal e profissional através da promoção do autoconhecimento.

Todas as informações acerca do curso de Analista Comportamental estão disponíveis no site http://www.multiagenciagestao.com.br/

A variabilidade comportamental pode ser entendida como mais uma característica humana necessária para uma boa adaptação ao meio em que vive. Rejeitar esta variação é rejeitar a própria natureza humana.

 

José Queiroz

Administrador, Master Coach e Analista comportamental formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e certificado internacionalmente pela European Coaching Association(ECA) e Behavioral Coaching Institute (BCI), entre outras

Primeira Edição © 2011