Firmino de novo! Brasil vence Chile no sufoco e segue 100%

29/03/2015 10:48

A- A+

Terra.com

compartilhar:

De aposta desconhecida de Dunga a atacante que já definiu duas vitórias para a Seleção Brasileira. Essa é a curta trajetória de Roberto Firmino com a camisa amarela. Neste domingo, o jogador do Hoffenheim novamente foi decisivo e marcou o gol do triunfo por 1 a 0 sobre o Chile, em amistoso bastante difícil em Londres. Os chilenos dominaram a bola e eram melhores no segundo tempo quando Firmino balançou as redes, reeditando o gol salvador da vitória contra a Áustria em novembro do ano passado.

O resultado mantém o Brasil de Dunga com 100% de aproveitamento. Desde que o novo treinador assumiu, foram oito vitórias em oito jogos - antes do Chile, as vítimas foram Colômbia, Equador, Argentina, Japão, Turquia, Áustria e França. A freguesia sobre os chilenos também foi mantida: a última derrota aconteceu em 2000, nas Eliminatórias da Copa. Desde então, foram 12 vitórias brasileiras e dois empates.

Dunga mandou a campo uma equipe bastante modificada em relação à vitória por 3 a 1 sobre a França na última quinta-feira: saíram Filipe Luís, Luiz Gustavo, Elias, Willian, Oscar e Firmino para as entradas de Marcelo, Souza, Fernandinho, Douglas Costa, Philippe Coutinho e Luiz Adriano. Quando a bola rolou, o jogo demorou para engrenar: os primeiros 25 minutos foram de muitas faltas duras dos dois lados, com destaque para um pisão desleal de Medel na panturrilha de Neymar. A arbitragem não viu, e o chileno escapou da expulsão.

Com Neymar aberto pela esquerda, ao invés da função mais central que vinha desempenhando com Dunga, o Brasil não criou tanto e parou na marcação do Chile. Do outro lado, os comandados de Jorge Sampaoli também não incomodaram Jefferson na primeira etapa, apesar do amplo domínio na posse de bola. Os chilenos só melhoraram no segundo tempo, quando Alexis Sánchez chamou a responsabilidade e passou a infernizar a defesa brasileira.

Justo em um dos melhores momentos do Chile no jogo, veio o gol brasileiro: Danilo enfiou ótimo passe para Roberto Firmino, que substituiu o inoperante Luiz Adriano, e o camisa 18 driblou o goleiro Bravo para estufar as redes. Suficiente para manter a sequência perfeita de Dunga antes da convocação para a  Copa América - na qual Firmino certamente estará presente.

Primeira Edição © 2011