Dunga “fecha o grupo” e descarta novidades em lista da Copa América

28/03/2015 11:41

A- A+

Globo.com

compartilhar:

Dunga levou 43 jogadores à seleção brasileira em quatro convocações e oito jogos. Para a lista mais importante de todas até agora, que será divulgada em maio para a disputa da Copa América, nenhum atleta de fora deste grupo estará presente. O técnico deixou muito claro que não pretende fazer experiências em seu primeiro torneio na volta à Seleção.

– A Copa América é uma competição e, dentro disso, vamos colocar jogadores que já jogaram e deram resposta. Não é lugar de testar jogador. Fica difícil para quem nunca jogou na Seleção. Todos os jogadores que nunca atuaram ou fizeram duas ou três partidas, dificilmente deram certo na Seleção – disse o técnico.

Neste domingo, o Brasil vai pegar o Chile no estádio do Arsenal, em Londres, às 11h (horário de Brasília). Dunga comandou uma atividade fechada e não revelou a equipe, mas disse que fará algumas mudanças em relação aos titulares da vitória da última quinta-feira, por 3 a 1, sobre a França.

Confira os principais trechos da entrevista do técnico: 

ESCALAÇÃO

– Vamos mudar um pouco. Conversamos com os médicos e o preparador físico. Os jogadores levam 72 horas para começarem a se recuperar e não temos esse tempo, então teremos que mesclar um pouco para esse jogo.

INVENCIBILIDADE É RESPOSTA À DESCONFIANÇA?

De forma alguma, se eu me preocupar com isso não trabalho. Opinião faz parte da vida, cada um tem a sua. Estou contente, entusiasmado, feliz e os jogadores têm dado uma resposta muito positiva. Queremos continuar assim.

COPA AMÉRICA E AMISTOSO DE DOMINGO

Será uma das mais difíceis, o Chile vem crescendo, fez um Mundial muito bom no Brasil, tem um treinador competente que sabe usar bem seus jogadores. Será uma ótima partida.
 

TIME DO AMISTOSO

Já soltei lá no treino (risos). Vamos esperar um pouquinho para ver a recuperação dos jogadores que ainda sentem um pouco, o último jogo foi puxado, de muita velocidade.

 

WILLIAN E NEYMAR

A movimentação dos nossos jogadores, principalmente do meio para frente, facilita. Quanto mais eles jogarem juntos e treinarem, mais vão conseguir movimentos automáticos. Jogador tem que jogar, o trabalho do treinador da Seleção é muito difícil, tem pouco tempo pra treinar e precisa botar todo mundo para jogar. Em um jogo, o atleta não consegue demonstrar, tem que ter sequência. A Seleção não jogava há três meses, agora teve a França, eles vão adquirindo confiança, se desenvolvendo. Com o Willian não foi diferente. Os companheiros o procuram cada vez mais, ele tem habilidade, velocidade de raciocínio, isso faz diferença.

RECUPERAÇÃO DOS JOGADORES

Cada um tem a sua, uns se recuperam mais rápido, outros mais lentamente. Levaremos em conta os outros jogos, se a recuperação foi satisfatória do primeiro para o segundo, e o quanto eles têm atuado nos clubes, já visando a Copa América. Não podemos perder ninguém agora.

 

BASE DA COPA DE 2014

Quando ganha não está tudo certo e quando perde não está tudo errado. Há jogadores que por um motivo ou outro não tiveram o desempenho que esperávamos, mas os conhecemos e acreditamos neles. A história diz que mudanças radicais não deram certo. Temos jogadores com a experiência de uma Copa do Mundo e a juventude de alguns novos. O Brasil não foi bem em 1966, foi bem em 70. Não foi bem em 90, foi em 94. Foi razoavelmente bem em 98, e foi bem em 2002. O mais importante é aprender com os erros. Se conseguir, terá resultado positivo. Se mantiver o erro, terá dificuldades.

LISTA FECHADA
 

Não está, temos tempo. Se eu tenho seis meses para tomar uma decisão, não seria inteligente tomar hoje. São seis meses de observações de comissão técnica, o tempo é muito precioso, vamos aproveitá-lo para buscar mais subsídios e tomar a decisão mais correta possível. (<i>Nota da redação: na verdade, o técnico tem pouco mais de um mês para anunciar a lista da Copa América, ainda sem data confirmada.)</i>

PHILIPPE COUTINHO

Observamos os jogadores diariamente, eles têm qualidade indiscutível. Dentro do possível, colocamos todo mundo para jogar, mas não há tempo para mudar toda hora. E temos uma função que é ganhar. Dizem que amistoso não é importante, mas não é até perder. Ai começa a ser. Queremos inserir aos poucos, testar, mas se os jogadores da posição estão num bom momento, não podemos tirar a confiança. Tudo é questão de tempo, oportunidade e vivência no dia a dia.

ROBINHO NA COPA AMÉRICA

A convocação será pelo que ele tem feito no seu clube, sua experiência, currículo, mas principalmente o momento. Senão vamos botar o Jairzinho (atacante campeão do mundo em 1970 e auxiliar pontual nessa convocação) aqui, e resolver nosso problema.

REVANCHE CHILENA

Não acredito. Cada jogo tem sua história. Será difícil, o Chile cresceu muito no cenário mundial, mas é outra atmosfera.

GABRIEL PAULISTA

Tem que aproveitar oportunidade na Seleção. Ele já vinha muito bem na Espanha, veio para a Inglaterra e vai demorar um pouco para se adaptar. Não levo em consideração se joga em casa ou fora, senão tenho que mudar toda hora e preciso formar a seleção brasileira. E a mesma coisa serve para ele jogar no mesmo clube do adversário (o zagueiro é parceiro do atacante chileno Alexis Sánchez no Arsenal).

FUTEBOL EUROPEU

Assisto a várias equipes e gosto de muitas. Todas que estão nas quartas de final da Liga dos Campeões têm jogadores brasileiros. E ouço que o Brasil não tem mais atrações. Enfim, são opiniões.

 

Primeira Edição © 2011