Alagoas se despede do ex-governador Divaldo Suruagy

O chefe do Executivo de Alagoas, Renan Filho, compareceu ao velório e também decretou luto oficial de três dias

22/03/2015 12:30

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Alagoas, neste domingo (22), se despede do ex-governador Divaldo Suruagy, falecido no sábado (21). O chefe do Executivo do Estado, Renan Filho, compareceu ao velório, no Museu Palácio Floriano Peixoto. “É uma grande perda. Divaldo Suruagy é uma referência política para o Estado”, declarou após cumprimentar a viúva Luzia e as quatro filhas de Suruagy.


O governador fez um breve resumo da carreira do político. “Divaldo Suruagy dedicou a vida à Administração Pública. Desempenhou todas as funções públicas que um homem pode desempenhar. Foi deputado estadual, presidente da Assembleia, prefeito da capital, deputado federal, senador e por três vezes, governador. Alagoas, num momento como esse, está comovida”, revelou.


Além de Renan Filho, estiveram presentes ao velório, os secretários de Estado, Fábio Farias (Gabinete Civil), Enio Lins (Comunicação) e Jeanine Pires (Desenvolvimento Econômico e Turismo). O chefe do Gabinete Civil destacou as qualidades de Divaldo Suruay como gestor público. “Era um político habilidoso, articulador. As lembranças que tenho dele é de ser um homem que gostava da conversa, que gostava da articulação política”, disse.


Enio Lins destacou momentos importantes da trajetória do político. “Quando ele começou a carreira política como prefeito de Maceió foi uma novidade para Alagoas. Era muito jovem, secretário da Fazenda, e saiu como candidato. Era o candidato mais jovem que tínhamos até então. Ele substituiu o prefeito Sandoval Caju”, lembrou.
 

Enio declarou ainda: “Divaldo teve a glória e provou também da dureza”. O secretário lembrou da saída do Governo, em 1997. “Ele [Suruagy] tentou proteger o funcionalismo público de cortes, uma exigência do governo federal, mas terminou sem recursos para honrar a folha. Mas isso aconteceu por dois motivos: ele se recusou a cortar os aumentos normais de lei e se recusou a reduzir o número de funcionários do Estado”, explicou.


A secretária Jeanine Pires, que é próxima da família de Suruagy, contou traços da vida pessoal. “Lembro sobretudo de um ser humano muito sensível, doce, preocupado sempre em entender as coisas de Alagoas do ponto de vista da história. Era um ser humano de uma bondade enorme. Deixa sua marca na história de Alagoas e também no coração de todos que conviveram com ele”, afirmou.  


Emocionada, uma das filhas de Suruagy, Mônica, falou à imprensa: “Nós não o perdemos, porque ele sempre estará conosco”. O Governo do Estado decretou luto oficial por três dias em homenagem à história de Divaldo Suruagy.

Primeira Edição © 2011