Secretário de Turismo participa de visita técnica às piscinas naturais

Instituto do Meio Ambiental teve como objetivo tirar dúvidas acerca da área conhecida como “Piscina do Amor”

21/03/2015 11:32

A- A+

Secom/Maceió

compartilhar:

O secretário municipal de Promoção ao Turismo, Jair Galvão, participou de uma visita técnica às piscinas naturais da Praia de Pajuçara, na manhã deste sábado (21). A visita, que foi promovida pelo Instituto do Meio Ambiental (IMA), teve como objetivo tirar dúvidas acerca da área conhecida como “Piscina do Amor”, que deve ser interditada pelo órgão para repovoação de espécies.

Durante esta semana, técnicos do IMA realizaram reuniões para apresentar os estudos que podem tornar o local uma zona de exclusão. Caso a solicitação do Instituto seja aprovada pelo Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), atividades como a pesca, mergulho e passeios não serão permitidas na Piscina do Amor durante o período inicial de dois anos.

“A Secretaria Municipal de Promoção ao Turismo está muito interessada em colaborar para o sucesso desse trabalho, considerando que as piscinas naturais representam um importante atrativo para o segmento em Maceió. Acompanhar a visita foi fundamental para entender esse estudo e assegurar que não irá prejudicar o turismo na cidade”, disse Jair Galvão.

O secretário reforçou ainda a importância da preservação das belezas para o Turismo de Maceió. “A exploração dessas áreas ao longo dos anos pode causar alguns danos, por isso a importância desse trabalho de recuperação. No caso das piscinas naturais, elas exercem forte influencia no segmento turístico, sendo também locais de trabalho para os nossos jangadeiros”, complementou.

De acordo com o presidente do IMA, Gustavo Lopes,a intervenção é fundamental para assegurar a perpetuação das espécies. “Temos um estudo que mostra o declínio da quantidade de espécies nas piscinas naturais. Essa intervenção é importante para a recuperação natural dessas espécies e também para a migração delas nas áreas circunvizinhas”, disse ele.

Também participaram da visita o professor e representante da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Gabriel Le Campion, e a presidente da Colônia de pescadores Z1, Maria Aparecida.

Primeira Edição © 2011