Estado fecha escola que recebeu Prêmio Nacional

Cerca de 500 alunos serão alojados em laboratórios transformados em salas de aula

20/03/2015 11:44

A- A+

Redação

compartilhar:

Vencedora do Prêmio Nacional de Gestão Escolar, em 2011, a Escola Estadual Jorge de Lima, localizada na cidade de União dos Palmares, interior de Alagoas, é hoje a realidade do descaso.

A Jorge de Lima atende crianças da 6º ao 9º anos, em três turnos, se destacando 26 portadores de necessidades especiais.

O caos que atingiu a escola, construída em 1953, chegou em dezembro do ano passado com o desabamento do teto de uma das salas.

Mesmo informada do acidente, que não deixou vítimas, a Secretaria Estadual de Educação, (SED), não adotou providencias e com o passar dos dias outra sala foi comprometida pela falta de conservação do prédio, levando a direção da Jorge de Lima adotar rodízio entre os alunos como forma de assegurar a conclusão do ano letivo.

A diretora da escola, professora Roseane Ferreira Vasconcelos, confirmou que a maior surpresa foi anunciada pela nova gestão da Educação, através da 7ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), que baseada em um laudo técnico da Secretaria que alerta para o perigo de novos desabamentos, recomendou o fechamento da Escola e a transferência dos alunos para outra unidade estadual, a Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte..

Rosiane alerta que a transferência dos 406 alunos para outra escola é uma medida equivocada pois todos serão acomodadas em uma quadra de esporte, dividindo os espaços mínimos do laboratório de ciências e informática, adaptado precariamente para salas de aula.

A medida anunciada chama a atenção pelo fato de Alagoas voltar aos números negativos de pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, (Ideb), em todo o país.

Quando foi escolhida para receber o prêmio de Gestão Escolar, a Jorge de Lima se destacou pela nota 5.2 no Ideb, quando a média nacional é de 4,6.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, (Inep), indicavam na época que a nota só poderia ser alcançada este ano de 2015.

A história de superação da Jorge de Lima ficou conhecida a partir de 2010, após ser transformada em alojamento para as famílias desabrigadas pela chuva no município. Mas num ritmo acelerado, em apenas um ano, a união de professores, alunos e pais a Escola conseguiu desenvolver ações educacionais que lhe renderam o prêmio nacional.

Primeira Edição © 2011