Hamilton vence GP da Austrália de ponta a ponta

15/03/2015 07:35

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F1 Team

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Deixando a saudade de lado, a prova de abertura da temporada 2015 da F1, em Melbourne, não trouxe nada de “novo” e pouca emoção. E os carros da Mercedes foram os principais culpados por isso. Na formação do grid de largada, estavam lá os carros alemães na primeira fila. Detalhe: Tivemos na Austrália o terceiro menor grid em toda a história da categoria. Apenas 15 pilotos alinhados em seus colchetes.

No transcorrer da corrida, o carro de número 44 seguiu de ponta a ponta na frente, sem dificuldades e, muito menos, sustos. Seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, até tentou se aproximar do inglês, mas o embate entre os dois se resumiu a quem fazia a volta mais rápida.

E seguiram assim até receber a quadriculada com Hamilton em primeiro e Nico no segundo posto. Sebastian Vettel, em sua estreia pela Ferrari, foi o terceiro a cruzar a linha de chegada.

O brasileiro Felipe Massa fez uma corrida regular. Muitos que acordaram cedo para acompanhar a prova de abertura esperavam mais do segundo carro mais “forte” do grid, o FW37 da Williams, e do piloto, que seguiu na terceira posição até sua entrada nos boxes. No geral não foi uma corrida ruim.

Destaque mesmo foi o outro Felipe, o Nasr. Mesmo com o domínio das Mercedes, o estreante do dia conseguiu se destacar no meio da multidão. Ele levou a Sauber da décima para a quinta posição já no seu GP de estreia.

A corrida:

A formação para o primeiro grid do ano, em partes, começou diferente. Com a ausência de dois destaques, Fernando Alonso e Valtteri Bottas, este último foi vetado pelos médicos por ter sofrido uma lesão nas costas durante o treino classificatório. Além deles, antes mesmo de alinhar na reta de largada, o motor Honda de Kevin Magnussen foi para o espaço. Na contagem geral, apenas 15 pilotos conseguiram iniciar a corrida.

Normal mesmo foi encontrar os dois carros da Mercedes na primeira linha do grid aguardando a luz verde. Hamilton no P1, Rosberg no P2, briga boa. Com a pista liberada, Lewis conseguiu sustentar bem sua primeira posição. Logo atrás permaneceu Nico Rosberg. Felipe Massa se manteve no terceiro posto mesmo sofrendo os ataques da Ferrari de Sebastian Vettel.

Antes de completar a primeira volta, o carro de segurança já foi acionado por causa do incidente de Pastor Maldonado – em um lance normal de corrida, ele tocou pneu traseiro esquerdo com o pneu dianteiro direito de Nasr e rodou, batendo no muro da pista. Na sequência, o segundo carro da Lotus – Grosjean – também deixou o GP prematuramente. Ficaram apenas 13 pilotos na pista.

Com o retorno do Safety Car para os boxes, tivemos a relargada na terceira volta – com destaque para a ultrapassagem de Nasr sobre Daniel Ricciardo na reta principal.

Com cinco voltas completas, o top-10 formava com: Hamilton, Rosberg, Massa, Vettel, Nasr, Ricciardo, Sainz, Raikkonen, Verstappen e Hulkenberg.

Na dianteira da prova, Hamilton seguia sem ser incomodado. O piloto inglês colocou 2s3 no companheiro de equipe na nona volta, e Massa, conseguia descolar um pouco mais de Vettel.

A briga entre Hamilton e Rosberg lá na dianteira parecia que estava perto de acontecer. Pelo menos era o que se desenhava, com a distância entre os dois diminuindo a cada instante.

Surpresa boa mesmo foi observar o estreante  Felipe Nasr andar de forma consistente e seguir na quinta posição, apesar da pressão exercida por Ricciardo.

Com quinze volta completas, os dez primeiros eram: HAM, ROS, MAS, VET, NAS, RIC, RAI, SAI, VES E HUL.

Kimi nos boxes e a primeira lambança da temporada. Com o tempo de 8s7, os mecânicos sofreram para trocar o pneu traseiro esquerdo da Ferrari.

Lá na frente as coisas continuavam da mesma forma: Hamilton na frente, com 2s6 de vantagem para Rosberg e Felipe Massa na terceira posição, 1s8 à frente de Vettel.

Na volta 22, foi a vez de Felipe Massa entrar nos boxes. Com a parada total de 22 segundos, o piloto brasileiro voltou na sétima posição e com os compostos médios.

Duas voltas depois, Vettel fez sua parada. Saindo também com pneus médios, o alemão voltou na frente de Felipe.

Trabalho impecável da Mercedes na parada do líder da prova. 3s3 e carro de volta para pista. Na volta 26 foi a vez de Rosberg entrar nos boxes. 2s9 foi o tempo da parada.

Com 30 voltas completadas, o top-10 formava com: HAM, ROS, VET, MAS, RAI, VES, NAS, RIC, HUL e ERI.

Felipe Massa conseguia ser mais lento que Vettel nos quatro setores do traçado australiano. Com os compostos médios, a Ferrari andava mais rápida que a Williams do brasileiro.

Depois de 35 giros, Verstappen, o piloto mais jovem da Fórmula 1, abandonou prematuramente a corrida australiana.

Rosberg, que tentava a todo custo se aproximar do seu companheiro de equipe, recebeu um aviso da Mercedes via rádio para tomar cuidado com seu consumo de combustível.

Com o erro da equipe Ferrari, Kimi Raikkonen foi mais um a abandonar o GP da Austrália. Massa agora era o quarto colocado e Nasr reassumia a quinta posição.

Com treze voltas para o final, Felipe vinha girando cada vez mais rápido de que Sebastian Vettel. Com um ritmo muito bom, o brasileiro foi pra cima do alemão, mas visualmente apenas. A diferença entre os dois caia para 3s.

Faltando dez voltas para o termino da corrida, Hamilton e Rosberg seguiam trocando voltas rápidas. Nico cravou 1min32s092. A diferença entre os dois era de 2s.

Em seguida, volta mais rápida para Hamilton. Com sete voltas para o fim, o inglês cravou 1min30s945. Já na briga entre Vettel e Massa, a diferença entre os dois caiu para 2s5.

Sem muito trabalho na pista, Hamilton seguiu tranquilamente pelo traçado de Melbourne até receber a bandeira quadriculada na primeira posição. O piloto dominante da Mercedes cruzou a linha de chegada liderando a primeira prova de temporada de ponta a ponta.

Na segunda posição cruzou Nico Rosberg. Em terceiro, Sebastian Vettel. Cruzando a linha de chegada na quarta posição, Felipe Massa. Nasr foi o quinto.

Primeira Edição © 2011