Dos Anjos faz história, controla Pettis e é o novo campeão dos leves

15/03/2015 06:18

A- A+

Combate.com

compartilhar:

A história foi escrita. E foi do jeito que Rafael dos Anjos se acostumou na maioria de suas lutas. Chegou como azarão e saiu com o braço erguido. Dominar um atleta do calibre de Anthony Pettis é tarefa para poucos, e o niteroiense foi soberano durante os 25 minutos de combate, saindo vitorioso por decisão unânime (triplo 50-45), na luta principal do UFC 185, em Dallas (EUA), no American Airlines Center. Foi uma aula de MMA do peso-leve, que se tornou o primeiro lutador que não nasceu nos Estados Unidos a alcançar o topo da divisão até 70kg.
 

A vitória foi a 24ª da carreira de Rafael dos Anjos em 31 lutas. A nona nas últimas 10. E durante essa trajetória, sua evolução foi assustadora, especialmente na parte em pé. Se ainda tinha quem duvidasse do muay thai do brasileiro, que cresceu de forma exponencial através dos ensinamentos de Rafael Cordeiro, o recado foi dado na madrugada deste sábado para domingo, quando um especialista na trocação como Anthony Pettis foi completamente anulado.

- É uma bênção tão incrível chegar à luta pelo cinturão e vencer! Meu salvador, Jesus, é incrível, e eu sabia que venceria a luta, ele me disse isso. É uma bênção tão incrível chegar à luta pelo cinturão e vencer! Meu salvador, Jesus, é incrível, e eu sabia que venceria a luta, ele me disse isso - afirmou, ainda no octógono.

A LUTA

A tensão era evidente já no início. Os lutadores sequer tocaram as luvas na hora da encarada. Como esperado, Dos Anjos tomou o centro do octógono. Dois chutes altos de Pettis pararam na guarda do brasileiro, que conectou três chutes no corpo e um direto de esquerda. Outro direto entrou limpo no rosto do campeão. O brasileiro gesticulava chamando o rival para a luta e conectou chute alto e gancho na linha de cintura. Os chutes no corpo entravam com facilidade em Showtime, que arriscou um chute rodado no vazio. O desafiante não se intimidava e era superior. Os golpes variados na linha de cintura e cabeça estavam entrando. Mas Pettis é perigoso e também respondia com contragolpes. Um cruzado de direita chegou a balançar o campeão. A pressão de Dos Anjos era incessante, mas Pettis acertou duas boas direitas no rosto do adversário. Com menos de um minuto para o fim do round, Rafael entrou no tempo certo e aplicou a queda. Ele tentou afastar seu oponente da grade e manteve o quadril alto para não dar brechas de ser finalizado. O fim do round mostrou que o sonho era possível.


Pettis ameaçou disputar o centro do octógono no início, mas voltou para a sua estratégia de contra-ataques. O americano procurou ser mais agressivo, mas Dos Anjos não se intimidou, acertou uma esquerda e tentou o double leg. Desta vez, o Showtime conseguiu se defender. Dois chutes de Pettis encontraram as costelas do brasileiro, que abriu um corte no rosto do campeão. O americano encurtou, mas acabou se expondo à queda. Não dá para ficar confortável no chão contra Anthony Pettis. Ben Henderson e Gilbert Melendez são provas disso. Mas Dos Anjos conseguiu impedir os triângulos do rival, que ameaçava com seu quadril solto para buscar as finalizações. Golpes curtos, porém duros, tocavam o rosto de Pettis. A torcida empurrava o campeão, mas Rafael soube administrar a vantagem mais uma vez, escapando de uma última tentativa de triângulo.

A empolgação do córner de Rafael dos Anjos aumentava. Rafael Cordeiro, seu treinador, entrou no cage dizendo: "Você está blindado!", antes de passar suas instruções. O campeão sabia que por pontos não dava mais  Uma dura direita foi colocada no rosto de Pettis, que soltou dois bons chutes, mas tinha dificuldade para encontrar espaço para trabalhar a sua trocação. Rafael encurtou e conseguiu uma linda queda, já de guarda passada. Ele tentou atacar o braço do americano, que se defendeu como pôde e escapou da posição. A torcida veio abaixo com a defesa do compatriota, mas Rafael partiu para as costas e colocou os dois ganchos. Esperto, Pettis fez o giro, ficou de frente e caiu por cima. Dos Anjos se levantou, foi derrubado, bateu no chão e voltou, ficando com as costas na grade. O público gritava "Pettis! Pettis!", e o campeão mostrava coração, mas Dos Anjos inverteu e ficou em posição de domínio na grade. A torcida seguia inflamada incentivando seu atleta, que foi derrubado outra vez nos últimos segundos. Rafael acelerou nos segundos finais, mas o gongo voltou a soar e a salvar Anthony Pettis.Dos Anjos já iniciou o terceiro round com um chute baixo, mas Pettis respondeu com chute baixo e direto de direita. Uma esquerda do brasileiro chegou a balançar o campeão, que tocou de forma involuntária o dedo no olho do rival. A luta foi brevemente interrompida. Quando retomada, a torcida vibrou no chute de Pettis na linha de cintura do desafiante, que tratou de encaixar um gancho de esquerda logo na sequência. Estratégico e técnico, Rafael foi para a queda no tempo certo e derrubou mais longe da grade desta vez. Uma cotovelada entrou limpa em Pettis, que seguia em busca de um triângulo salvador. A guarda agressiva lhe permitiu ter espaço para levantar, mas Dos Anjos ficou cinturado e aplicou joelhadas nas pernas do rival. Pettis ficou de frente, clinchado, porém o brasileiro levava trabalhou bem com o joelho. O campeão se desvencilhou e acertou chute alto, mas Dos Anjos conectou três jabs e derrubou novamente. O Showtime se levantou, mas foi levado ao chão outra vez, ficando com as costas na grade. Rafael conseguiu dominar as costas, desferiu uma série de socos, e Pettis foi salvo pelo gongo.


Quando começou o último assalto, Pettis já arriscou uma joelhada voadora. Ele precisava tirar um coelho da cartola para defender seu cinturão. Um chute foi conectado na altura das costelas do brasileiro, que conseguiu travar a perna do rival e pressioná-lo contra a grade. O relógio estava a seu favor. Bastava administrar com inteligência. E o foco de Rafael impressionava. Sem se desconcentrar um segundo sequer, ele aproveitou a primeira brecha que teve para aplicar a queda faltando 3m30s para acabar o combate. Alguns solitários gritos de "Vai, Rafael!" começavam a aparecer. Os poucos brasileiros presentes no ginásio já perdiam o receio de confiar no azarão. Azarão como tantas vezes foi Dos Anjos. Mas Pettis não desistia. O campeão se levantou e tentou ir para cima. O antídoto? Mais uma queda. Para cada tentativa do Showtime de crescer no duelo, Rafael tinha uma resposta. O americano insistiu no triângulo, mas Dos Anjos se livrou e ganhou a meia-guarda. Pettis tentou raspar. Acabou cedendo as costas. Rafael fechou o cadeado faltando 30 segundos. Dali só saiu para receber o cinturão e se tornar o primeiro brasileiro campeão do peso-leve do UFC.

Primeira Edição © 2011