Rede estadual inova e recebe primeira escola de nível médio em tempo integral

14/03/2015 09:19

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A comunidade do Benedito Bentes, maior conjunto habitacional de Maceió, ganhará uma escola de referência em ensino médio técnico profissionalizante e que vai funcionar em tempo integral. Trata-se da Escola Estadual Marcos Antônio, que será inaugurada nesta segunda-feira (16/03) pelo governador Renan Filho e pelo secretário estadual de Educação Luciano Barbosa.

Com 12 salas de aula, vários laboratórios e ampla estrutura, a escola tem capacidade para mais de 300 alunos. Neste primeiro momento, serão oito turmas e um total de 280 estudantes, matriculados nos três anos do ensino médio e em pelo menos três cursos profissionalizantes, nas áreas de informática, saúde, turismo e lazer.

“Em comparação com as demais escolas, nosso diferencial é o projeto pedagógico inovador e o funcionamento em tempo integral nos turnos da manhã e tarde”, afirmou a diretora geral Adenilma Brandão. A unidade oferecerá também, no horário noturno, 170 vagas no ensino médio profissionalizante para maiores de 18 anos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

“Não são os professores que vão até os alunos, são os alunos que vão às salas onde os professores estarão à espera deles”, revelou Carmélia Monteiro, coordenadora pedagógica. “As salas temáticas serão decoradas pelos alunos, com os motivos de cada área de conhecimento, na medida que as aulas forem avançando”, acrescentou a educadora. 

Expectativa -  Além das aulas regulares e da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos terão acesso a um curso técnico profissionalizante no contraturno, o que vai facilitar a entrada dos jovens da região no mercado de trabalho Os cursos foram escolhidos pela comunidade, levando em consideração a procura das empresas por mão-de-obra especializada. 

Segundo a diretora adjunta Rosangela Rodrigues, a oferta do ensino médio integrado à educação profissional caiu nas graças da comunidade. “Os moradores estão ansiosos e agradecidos ao governo do Estado por essa iniciativa pioneira”, destacou Rosangela. “Por isso, é grande a expectativa dos alunos, com relação ao início das aulas”, acrescentou a diretora adjunta.

Ela disse ainda que os alunos poderão escolher um curso profissional na área de turismo, hospitalidade e lazer, bem como em tecnologia da informação e comunicação. A escola será organizada em salas temáticas específicas para cada área do conhecimento. Neste modelo, a dinâmica e o processo de ensino-aprendizagem serão construídos entre as turmas e os professores.

Reunião - Esta semana, a direção da escola promoveu sua primeira reunião com os pais de alunos. No encontro,que também contou com a presença do Conselho Tutelar da região e do Batalhão Escolar, foram apresentadas questões relativas ao funcionamento da unidade de ensino e as normas disciplinares que deverão ser seguidas pelos estudantes.

 
 

Primeira Edição © 2011