Conselho de Políticas Culturais discute renovação

14/03/2015 09:08

A- A+

Ascom/FMAC

compartilhar:

O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) decidiu revogar o calendário de reuniões dos segmentos representados no colegiado, publicado na edição do dia 9 de fevereiro no Diário Oficial do Município (DOM). Um novo cronograma está sendo estudado e será votado pelos conselheiros em reunião ordinária, na próxima terça-feira (17), às 9h30.

Nos encontros organizados por segmento, cada grupo com assento no colegiado fará a indicação dos representantes – titular e suplente – para o biênio 2015 / 2016. A cada reunião, será indicado ainda o colegiado setorial do segmento cultural no Conselho Municipal.

Segundo o presidente do CMPC, Clayton Santos, a revogação do calendário divulgado anteriormente e a formulação de um novo visa à melhor articulação dos grupos para as reuniões e, consequentemente, à manutenção de um colegiado atuante e representativo.

Conheça o CMPC

O Conselho é um órgão paritário composto por representantes dos segmentos culturais e de instituições públicas municipais. Estão representados os 18 segmentos da cultura organizados em nove cadeiras: Audiovisual; Música; Artesanato, moda e design; Artes cênicas, dança, teatro e circo; Cultura afro-brasileira; Cultura popular; Artes visuais, arte digital e fotografia; Arquivo, patrimônio material, imaterial e museus; Literatura, livro e leitura.

No CMPC estão representadas também as pastas da Cultura, Educação, Turismo, Esportes, Assistência Social, Trabalho e Economia Solidária, Planejamento e Comunicação, além das universidades públicas. Os atuais membros do colegiado foram empossados em abril de 2013, quando pela primeira vez o órgão consultivo teve todos os representantes dos segmentos culturais indicados democraticamente pela própria comunidade cultural.

O novo Conselho substituiu o antigo Conselho Municipal de Cultura e deu início ao processo de institucionalização de um sistema de fomento, incentivo e financiamento à Cultura, sendo ainda o primeiro passo para inserção do município no Sistema Nacional de Cultura.

Primeira Edição © 2011