Recém-nascido, com risco de morte, aguarda cirurgia, na UTI do HGE

Hospital desmarcou cirurgias alegando que UTI estava em reforma

11/03/2015 14:47

A- A+

Redação

compartilhar:

Internado há 13 dias na pediatria infantil do Hospital Geral do Estado, (HGE), o recém-nascido Lorenzo Kevin, conforme denúncia da família, corre risco de morte.

O menor, cuja família é natural da cidade de Matriz do Camaragibe, Litoral Norte de Alagoas, nasceu com um problema congênito, com todas as artérias do coração invertidas, impedindo que a criança se alimente normalmente, sendo necessária uma cirurgia urgente, a qual já foi agendada para hospitais da Rede Pública, mas cancela duas vezes.

O problema foi descoberto pela família após um diagnostico de um cardiologista, quando Kevin tinha um mês de vida.

Com o diagnostico em mãos os pais do recém-nascido tentaram viabilizar a cirurgia através do programa Tratamento Fora de Domicílio, (TFD), da Secretaria de Assistência à Saúde, do Ministério da Saúde, (MS). O programa garante aos usuários do Sistema Único de Saúde, (SUS), tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis na cidade de origem.

A primeira cirurgia foi marcada para 8 de dezembro do ano passado no Hospital Pequeno Príncipe, na cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, mas quatro dias antes, mesmo sendo um caso de alta complexidade,  a cirurgia foi adiada, sob a alegação que a Unidade de Terapia Intensiva, (UTI), do hospital  estava em reforma, sendo remarcado para o dia 19 de fevereiro, desmarcada mais uma vez sob a mesma alegação.

O adiamento da operação agravou o estado de saúde da criança sendo necessário ser encaminhado com urgência para o HGE, onde permanece. 

Por sua vez a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde, (Sesau), informou que até o final deste mês  Kevin será submetido a cirurgia.

 

Primeira Edição © 2011