Defensoria Pública de Alagoas garante alimentação para presos de São Luiz do Quitunde

Estado não envia alimentos há três meses

06/03/2015 06:55

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Defensoria Pública do Estado, em São Luiz do Quitunde, obteve decisão liminar que garante alimentação aos presos custodiados na delegacia da cidade. A defensora pública Hayanne Amelie Meire Liebing ajuizou uma ação civil pública (ACP) após a constatação de que os presos não recebiam alimento há três meses. Com a liminar, o Estado, que ainda será intimado, está obrigado a fornecer três refeições diárias, sob pena de multa de R$ 1 mil por dia de descumprimento.

Em visita à Delegacia de São Luiz do Quitunde, a defensora pública constatou a omissão estatal e tomou conhecimento de que a responsabilidade pela alimentação dos cidadãos sob custódia está sendo da própria família, mesmo não tendo condições financeiras. Além disso, os presos que não possuem família na cidade dependem da caridade dos companheiros de cela para se alimentar.

“A Delegacia se encontra em péssimas condições. O ambiente é insalubre, seis presos em uma cela pequena, para no máximo quatro, e o estado não está fornecendo nenhum tipo de alimento aos presos, deixando a responsabilidade para os familiares dos reclusos”, comenta a defensora.

A Delegacia de São Luiz do Quitunde foi interditada em 2014 devido à insalubridade do local, mas como a justiça não autorizou a transferência dos presos para Maceió, os seis presos permanecem no local.

Primeira Edição © 2011