Carteiros retornam ao trabalho em bairros da orla de Maceió

Categoria, que parou durante esta sexta-feira, denunciou sobrecarga nas entregas de cartas e encomendas

06/03/2015 14:46

A- A+

Redação

compartilhar:

Após receberem a promessa que a Empresa de Correios e Telégrafos, (Correios), irá redimensionar os processos de distribuição para a entrega de cartas e encomendas em bairros da orla de Maceió, os carteiros que haviam paralisados os serviços, retornaram ao trabalho.

A decisão foi confirmada por representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas, (SINTECT-AL).

Durante a manhã desta sexta-feira, (6), a categoria promoveu um protesto, quando denunciaram sobrecarga de trabalho no Centro de Distribuição, (CDD), que atende da Pajuçara até Ipioca.  Os carteiros exigem concurso público para agilizarem as entregas.  Atualmente 25 servidores do órgão trabalham nas ruas, havendo a necessidade de 33.

Durante várias horas a direção esteve reunida com lideres da categoria até que ficou acertado que uma comissão técnica iria analisar o pleito, conforme Nota distribuída à imprensa.

NOTA

Acerca das paralisações pontuais realizadas por carteiros em algumas unidades de nosso estado, os Correios de Alagoas informam que a Regional está em atuação incessante no acompanhamento dos pontos destacados pelos colaboradores da área de distribuição. Um levantamento do quadro de pessoal de todos os setores e sua correlação com o fluxo postal já está em andamento para avaliar a necessidade de ampliação ou a disponibilidade de vagas a serem preenchidas.

Quanto às ausências ocasionadas em afastamento por motivos de saúde superiores a 15 dias (que resultam em encaminhamento para o INSS), a Diretoria iniciou contrato com empresa de execução indireta de serviços, que disponibilizou 17 empregados temporários para cobrir esta lacuna; outros oito empregados estão exclusivos para substituição de carteiros no período de férias.

No tocante à sobrecarga de trabalho apontada pelos colaboradores em protesto, uma equipe técnica foi designada (inclusive com representantes do Departamento de Distribuição de Brasília) especialmente para o mapeamento, análise e acompanhamento preciso da carga postal destinada a cada uma das unidades operacionais. Um redimensionamento dos processos de distribuição será implantado, caso seja identificada a necessidade.

Por fim, sobre o questionamento de realização de concurso público, informamos que este assunto foge da alçada regional e, por caracterizar um processo unificado e centralizado, todas as decisões, informações e andamento deste ponto são oriundas da Administração Central dos Correios, em Brasília.

Os Correios de Alagoas pede desculpas à população por esses pequenos contratempos e agradece, antecipadamente, a compreensão acerca dos transtornos gerados. Estamos sempre de portas abertas ao diálogo e empenhados para ofertar os nossos serviços da melhor forma possível para nossos clientes.

Primeira Edição © 2011