SAMU realiza treinamento para novos socorristas

Profissionais foram treinados para atender urgências e emergências no interior do Estado

05/03/2015 11:53

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) capacitou novos socorristas  que irão atuar nas Bases Descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

 

O treinamento contemplou o primeiro módulo de formação, que trata do Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

 

Realizado no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP), em Maceió, participaram do curso técnicos de enfermagem e condutores socorristas que irão atuar nas Bases Descentralizadas dos municípios de Viçosa, São Miguel dos Milagres, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Maragogi e Coruripe.

 

Os participantes do curso irão substituir os socorristas que se desligaram do serviço de urgência e emergência, segundo informou o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado.

 

“Por meio do curso, preparamos os profissionais para atender pacientes que precisam de atendimento de urgência e emergência, como acidentes de trânsito envolvendo carros, motocicletas e bicicletas. Também ensinamos a agir ao atender vítimas de ataques cardíacos e de armas de fogo e branca, a exemplo de facas e outros objetos perfurocortantes”, explicou o gerente do Samu Maceió.

 

No primeiro módulo, foram abordados temas como imobilização e transporte de pacientes graves, nos quais os profissionais uniformizem o atendimento da vítima, principalmente de trauma, diminuindo sequelas secundárias aos pacientes. Também foram discutidas as formas adequadas de retirar o capacete de uma vítima, em caso de acidente com motocicleta.

 

O curso também ensinou como os socorristas  devem realizar a imobilização de pacientes que foram vítimas de traumatismo na coluna cervical e como devem atender vítimas de paradas cardíacas. Ainda durante a capacitação, segundo Lucas Casado, foi evidenciada a necessidade de utilizar adequadamente equipamentos como pranchas.

 

O curso foi ministrado pelo coordenador do NEP, médico Carlos Adriano da Silva, pela médica Sandra Gico e também pela enfermeira Karla Vanessa Gonzaga.

Primeira Edição © 2011