Carcaças de organismos marinhos são devolvidas ao mar

05/03/2015 15:33

A- A+

IMA - Assessoria de Comunicação

compartilhar:

A equipe do IMA devolverá mais de 150 exemplares apreendidas durante operações de fiscalização

Conchas, búzios, esqueletos de corais e outras carcaças de organismos marinhos serão devolvidos ao mar pela equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA), no próximo sábado (07), na praia da Pajuçara.  A maioria dos 150 exemplares foi apreendida durante operações de fiscalização realizadas na costa alagoana para coibir esse tipo de crime.

Segundo informações de Ricardo César, coordenador do Gerenciamento Costeiro (Gerco), esse material geralmente é reaproveitado e a captura ou retirada pode provocar desequilíbrio ambiental. “Esses exemplares servem como substrato de fixação para outros organismos. Tudo é reaproveitado, as conchas e os búzios, pro exemplo, servem para espécies de crustáceos”, disse.

Além das ações de fiscalização e sensibilização da população, periodicamente a equipe do Gerco realiza o projeto Conduta Consciente em Ambientes Recifais para informar as pessoas que utilizam essas áreas que a prática de captura dos organismos marinhos configura crime ambiental e prejudica a biodiversidade.

A devolução será feita às 09h30, no local conhecido como piscina do amor, próximo às piscinas naturais da Pajuçara.

 

Clarice Maia

Primeira Edição © 2011