Sem terras permanecem acampados no Centro

Organizados pelo MVT, trabalhadores exigem desapropriação de terras

03/03/2015 10:50

A- A+

Redação

compartilhar:

Permanecem acampados na Praça do Sinimbu, no Centro de Maceió, trabalhadores rurais integrantes do Movimento Via do Trabalho, (MVT), que na manhã desta terça-feira, (3), ocuparam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, (Incra), a poucos metros de onde estão acampados. O movimento segue as articulações planejadas para a Semana Nacional de Luta pela Reforma Agrária, que começou na sexta-feira, (27).

O coordenador estadual do MVT, José Cícero, informou que os trabalhadores cobram mais celeridade nos processos de reforma agrária nos acampamentos e assentamentos do estado entre outras reivindicações.

As famílias chegaram a Maceió nesta madrugada e por volta das 6h ocuparam a sede o Instituto, impedindo o acesso dos funcionários, exceção apenas do vigilante.

Uadson Barros/ Primeira Edição

José Cícero disse ainda que as negociações com o Incra devem ser centralizadas na agilização para a desapropriação de terras destinadas a reforma agraria e pertencentes às usinas Laginha, localizada no município de em União dos Palmares; Guaxuma, em Coruripe e Uruba, município de Atalaia.

O Movimento também cobra a demarcação da Fazenda Palmeira, localizada na Zona Rural de Novo Lino, e a investigação do assassinato – ainda não esclarecido – de um adolescente em um assentamento, localizado na cidade de São Miguel dos Campos, na Grande Maceió.

Com a Prefeitura de Maceió José Cícero aguarda um encontro com o secretário municipal de Habitação Popular e Saneamento de Maceió a fim de negociar a finalização do cadastramento de famílias sem-teto para inclusão em programas sociais.

Com expectativa que outros trabalhadores devem chegar a Maceió nas próximas horas, a coordenação do MVT confirmou que todos só retornam aos seus acampamentos na quinta-feira, (5). 

Com as mesmas cobranças, outros integrantes do movimento bloquearam um trecho da BR-101, no município de São Miguel dos Campos.

Enquanto um grupo se centralizava no Centro, mais trabalhares ligados ao MVT bloquearam o acesso a Usina Caeté em um dos trechos da BR-101, no município de São Miguel dos Campos. O protesto durou toda a manhã.

Uadson Barros/ Primeira Edição

Primeira Edição © 2011