Criatório com 3 mil porcos é interditado na Santa Amélia

Espaço com mais de dois mil hectares estava irregular e apresentava forte odor

26/02/2015 12:55

A- A+

Redação

compartilhar:

Na manhã desta quinta-feira, (26), um criatório com aproximadamente 3 mil porcos foi interditado, no bairro da Santa Amélia, parte alta de Maceió, pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, (Sempma), juntamente com o Centro de Controle de Zoonozes, (CCZ), e policiais militares do Batalhão Ambiental.

De acordo com a Sempma, esse era o maior criatório em funcionamento em área urbana. A área que possui mais de dois mil hectares abrigava três mil porcos.  Segundo informações da assessoria da Sempma, o local compreende uma área de aproximadamente quatro hectares e abrigava cerca de três mil animais. O dono do local já havia sido notificado várias vezes por não corresponder às determinações da Sempma.

Com o forte odor provocado pelos dejetos produzidos pelos porcos, moradores da região denunciaram as péssimas condições que o local apresentava. As fezes infiltravam no solo contaminando o lençol freático e a poluição de rios próximos.

De acordo com a Sempma, o dono da pocilga foi autuado e terá que realizar um Programa de Recuperação de Área Degradada, (Prade), junto com a Sempma.

Segundo a Lei Municipal 4.227/93, a instalação de pocilgas, chiqueiros e estábulos em todas as áreas que não tenham autorização da Secretaria Municipal de Saúde é terminantemente proibida. A Lei 5.318/03 proíbe a criação de suínos em toda a área urbana. 

Primeira Edição © 2011