Não quero meu filho um "Aluno Destaque"...

23/02/2015 19:56

A- A+

Thiago Simões

compartilhar:

Como anda o comportamento dos nossos filhos na vida social e nas escolas?
 
Eis que a pergunta fica sem resposta, quando queremos falar sobre todo um contexto educacional.
 
Já escrevi algumas vezes sobre este assunto, e tenho certeza que farei novamente o quanto for necessário, pois do jeito que essa "engenhoca" se encontra, não iremos ver na sociedade pessoas promissoras e de bom coração.
 
Na tentativa de conquistar tudo que está ao alcance, e porque não, também o impossível no que diz respeito a bens materiais, pais estão deixando de lado os filhos, isso mesmo, deixando de lado, esquecidos, dando apenas aquilo que estão conquistando fora... Exatamente esses bens materiais, celulares de ultima geração, computadores, os melhores pares de tênis, viagens e etc... Só que muitas vezes isso não possui valor algum, pois não vem acompanhado de uma atenção, de um amparo familiar, ou simplesmente de um olhar fraterno.
 
E aí, elas vão crescendo sem noção alguma do que é um mundo com o "olhar ao próximo", do que vem a ser um relacionamento afetivo, de harmonia.
 

Muito desses pais depositam suas fichas nas escolas, apostando tudo que pode, desejando que elas saiam de lá prontas para a vida... E a regra do jogo não é bem assim... Pois nesse ambiente de estudos, essas crianças recebem uma educação funcional, conceitual daquilo que existem nos livros, afinal de contas, mesmo diante de tanta inversão de valores que vem acontecendo nos últimos tempos, não houve alteração do que vem a ser o título de pai e professor. E que fique bem claro isso, pois o que se observa são "pais" exigindo que as escolas realizem um papel que não cabe a elas.
 
Só que isso é uma luta que vem se arrastando por muitos anos, e por isso, venho aqui pedir e até mesmo implorar, para que as escolas realizem um pouco desse papel, e em todas as aulas, utilizando apenas um único e mísero minuto, cuidem do desenvolvimento humano e social dessas “crianças abandonadas”... Por favor!

 

Passem um pouco de noção...
Digam que elas precisam aprender a praticar constantemente, Por Favor, Obrigado, Licença, Desculpa, Pode passar... Que não são apenas palavras, são atitudes que fazem e sempre farão a diferença no meio social.

Que dinheiro não é tudo, que morar num condomínio de luxo, viajar todas as férias ao exterior ou ter Iphone 6, não lhe dá o direito de humilhar os colegas que não usufruem dessas peculiaridades.


Nas reuniões de pais, ou nos plantões pedagógicos, avisem aos pais ou responsáveis que mesmo tendo esse padrão de vida favorável, exercitem e ensinem algo produtivo e promissor. Se é que sabem transmitir isso... Pois tem pais que estão mais satisfeitos em colar no vidro do carro o famoso adesivo de “aluno destaque”, como se isso fosse garantia de um futuro diferenciado.
 

O Brasil terá muito “aluno destaque” sim, isso é fato! É até necessário... Só que vale mais a pena, que ele seja destaque na vida enquanto ser humano, com princípios básicos de educação escolar e principalmente doméstica, ou caso contrário, não desejo colar este tipo de adesivo, já que ainda não criaram um outro, como “Pais Destaques”.

Primeira Edição © 2011