Estado Islâmico divulga vídeo com desfile de reféns curdos

22/02/2015 14:00

A- A+

O Globo com agências internacionais

compartilhar:

O grupo Estado Islâmico divulgou um vídeo neste domingo no qual exibe em jaulas homens apresentados como membros das forças curdas peshmerga, proferindo ameaças contra combatentes curdos iraquianos que declararam guerra contra os jihadistas.

A divulgação do vídeo recuperado pelo centro de monitoramento de sites islâmicos (SITE) lembrou as imagens do piloto jordaniano Moaz al-Kassasbeh, queimado vivo em uma jaula, de acordo com um vídeo divulgado pelo grupo em 3 de fevereiro.

O vídeo divulgado neste domingo não mostra execuções, mas os 21 reféns são apresentados em um desfile como 16 membros das forças peshmerga, dois oficiais do Exército iraquiano e três policiais de Kirkuk, uma cidade localizada a 240 km ao norte de Bagdá.

O vídeo não especifica nem o lugar nem a data do desfile, mas fontes curdas afirmaram a agências que as cenas foram filmadas na semana passada no mercado principal do distrito de Hawija, controlado pelo Estado Islâmico, e localizado a 50 quilômetros de Kirkuk, no Nordeste do Iraque.

A montagem mostra os 21 reféns, vestidos com a túnica laranja habitual e de cabeça baixa, enquanto são transferidos em jaulas por combatentes armados e mascarados com bandeiras do Estado Islâmico.

Um comandante das forças peshmerga em Kirkuk, General Hiyowa Rach, disse a agências que os reféns foram capturados em 31 de janeiro, “quando combatentes curdos repeliram um ataque terrorista do Estado Islâmico contra Kirkuk”.

O Estado Islâmico controla desde junho de 2014 grandes áreas no Norte e Oeste do Iraque, e realizou uma ofensiva no final de janeiro contra a cidade petroleira, onde os peshmerga se concentraram desde a retirada das tropas do Iraque, no mês anterior.

Ataques na Líbia

Militantes jurando lealadade ao Estado Islâmico afirmaram neste domingo, no Twitter, estarem por trás dos ataques à residência do embaixador iaraniano em Tripoli e ao aeroporto de Labraq, na Líbia.

Foguetes foram disparados na madrugada de sábado contra o aeroporto, e duas bombas explodiram na frente da residência do embaixador neste domingo. Ninguém ficou ferido nos ataques.

Primeira Edição © 2011