Doze mandamentos para colaborar com a limpeza urbana

17/02/2015 05:33

A- A+

Ascom/Slum

compartilhar:

Não custa lembrar: você é o primeiro a ganhar com a limpeza, mas é também o primeiro a perder quando promove a sujeira. Por isso, fique atento para algumas lições básicas que a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) preparou para quando o assunto for o descarte de resíduos.

Confira os dozes mandamentos que todo o cidadão deve seguir para viver numa cidade melhor e, consequentemente, mais limpa:

1. Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.

2. Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume.

3. Coloque os sacos de lixo na porta apenas nos dias de coleta. Caso tenha dúvidas sobre os dias e horários da coleta em seu bairro, informe-se com o gari ou entre em contato com a Slum pelo Disque-Limpeza: 3315-2600.

4. O material proveniente de sobras de construção ou de uma pequena reforma são responsabilidades do gerador. Portanto, antes de iniciar a obra, contrate uma empresa credenciada para realizar o recolhimento, o transporte e a destinação correta e assim evitar o acúmulo de resíduos em via pública. Ou, no caso de pequenos volumes, destine para o Ecoponto Pajuçara, situado na Rua Campos Teixeira, s/n, Pajuçara (na mesma rua do ginásio do colégio Santa Rosa).

5. No caso de estabelecimento comercial, a geração de mais de 100 litros diários de lixo também exige a contratação de empresa credenciada para realizar a coleta e a destinação correta para o aterro sanitário.

6. No caso dos terrenos, o proprietário deve mantê-lo sempre limpo, murado e calçado, conforme determina o Código Municipal de Limpeza Urbana de Maceió.

7. Caso você seja proprietário de um automóvel, tenha sempre um lixocar – aquele saquinho para lixo que fica preso à marcha do carro – para o acondicionamento de material eventualmente descartado.

8. Caso haja material proveniente de poda em sua residência, entre em contato com a Slum pelo Disque Limpeza (3315-2600) para que a remoção dos resíduos seja realizada.

9. Não jogue lixo ou material inservível, como sofás, colchões, móveis e eletrodomésticos em rios, canais e encostas. Além de configurar crime ambiental, o descarte inadequado pode provocar inundações, alagamentos e transtornos em períodos de chuva.

10. Pratique a logística reversa no caso de resíduos sólidos especiais, como pilhas, baterias, pneus e lâmpadas fluorescentes. Na logística reversa, você entrega o material a ser descartado no estabelecimento comercial em que foi realizada a compra. Esse, por sua vez, envia o resíduo ao fabricante que providenciará o reaproveitamento ou a destinação final correta.

11. Faça a segregação do material reciclável. Pratique a coleta seletiva caso sua rua esteja no roteiro das cooperativas. Caso algum catador informal passe por sua rua, converse com ele e combine os dias para ele coletar o material que você irá separar.

Primeira Edição © 2011