VLTs são apedrejados no distrito de Goiabeira

Adolescentes foram apreendidos pela Polícia Ferroviária Federal

05/02/2015 06:54

A- A+

Ascom/CBTU

compartilhar:

Durante os últimos 15 dias, dois VLTs foram apedrejados no distrito de Goiabeira. Na terça-feira (4), a tarde, dois adolescentes foram pegos pela Polícia Ferroviária Federal (PFF) da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) jogando pedras nos trens. Os infratores foram encaminhados para a Central de Flagrantes, onde foi realizado o Boletim de Ocorrência (BO) e, em seguida, liberados.

As pedras não causaram danos físicos aos passageiros, mas danificou janelas e as laterais dos VLTs. Esses vandalismos podem prejudicar a população usuária dos trens, cerca de 12 mil passageiros por dia, já que pode acarretar em suspensão e cancelamento das operações diárias para trocas de janelas e reformas na sua estrutura.

Uma das maiores preocupações da direção da CBTU em Maceió, é que esses apedrejamentos possam ocasionar acidentes graves e até vítimas fatais, além dos prejuízos causados ao patrimônio público.

Ao tempo em que a empresa pede uma maior ação preventiva da polícia na região, solicita também a ajuda de toda a comunidade local para que esse tipo de vandalismo seja denunciado às autoridades, objetivando salvaguardar o patrimônio da empresa e possibilitar que os VLTs possam circular com segurança, pontualidade e conforto para todos os usuários.

A CBTU informa que atirar pedras nos VLTs e Trens Urbanos é vandalismo, representa crime contra o patrimônio público e é passível de punição. Quem praticar tal ato pode ser enquadrado no artigo 163 do Código Penal Brasileiro, por dano qualificado cometido contra o patrimônio da União, Estado ou Município. A pena para esse ato de vandalismo pode ser de seis meses a três anos de detenção e multa.

Primeira Edição © 2011