Proximidade do Carnaval aumenta a ocupação dos hotéis

Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza e São Paulo registram um alto percentual de reservas da rede hoteleira para o período. Carnaval movimenta a economia e estimula o turismo

02/02/2015 07:50

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O Carnaval será um período de bons negócios para a hotelaria. Faltando pouco mais de duas semanas para a festa mais popular do país, os hotéis de cidades com tradição na realização do evento já contam com percentuais superiores a 60% de reservas consolidadas para o período.

O Rio de Janeiro, principal destino carnavalesco do país e que dedica a festa aos 450 anos da cidade, já tem 60% de reservas de leitos confirmadas para o período. Nos hotéis de alto padrão o percentual chega a 67%, segundo informação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no estado (ABIH/RJ). De acordo com estimativas da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro, a capital carioca receberá 977 mil visitantes que gastarão US$ 782 na cidade durante os festejos.

Em Salvador, onde os 30 anos da Axé Music serão o tema da Carnaval 2015, 71% dos leitos disponíveis para o período da festa já foram reservados. A expectativa do presidente da ABIH local, João Cambeses Filho, é que esse percentual suba para 85% com a proximidade do feriadão, que termina da quarta-feira de cinzas. Em Porto Seguro, outro destino baiano muito procurado no período, a ocupação é de quase 100%, incluindo a rede hoteleira de Arraial d’Ajuda e Trancoso.

Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o Carnaval é uma ótima vitrine para os turistas brasileiros e estrangeiros sobre a cultura e as potencialidades do país. “Além disso, movimentam a rede de hotéis, gerando emprego e renda para a população”, afirma.

Os tradicionais frevo e maracatu já ganharam as ruas de Recife. Para os dias de Carnaval a expectativa da Secretaria Municipal de Turismo é que a cidade receba 900 mil turistas. A ABIH/PE estima uma ocupação hoteleira de 71% nos dias da festa. “Trata-se de uma das mais importantes, mais tradicionais e mais bonitas festas de nosso calendário. Ano passado, recebemos 810 mil visitantes. E esperamos que esse número cresça entre 7% a 10% este ano", diz Camilo Simões, secretário de Turismo e Lazer.

Levantamento realizado em Fortaleza, mostra que a capital cearense também é requisitada para quem deseja curtir uma praia ou cair na folia. A taxa de ocupação na rede hoteleira para o Carnaval é estimada em 85%, segundo a ABIH/CE. Mesmo faltando algumas semanas para a festa, o projeto Ciclo Carnavalesco 2015 já está nas ruas com o desfile de blocos na Praia de Iracema, um dos principais cartões postais da cidade.

Em São Paulo a expectativa é que o carnaval de rua reúna 2 milhões de pessoas entre os dias 31 de janeiro e 17 de fevereiro, último dia da festa. Com público recorde no ano passado e aumento também na permanência do turista de 2,4 dias para 4,4 dias, a São Paulo Turismo S/A (SPTuris) estima uma ocupação hoteleira de 60% na capital paulista.

Primeira Edição © 2011