Secretária de Estado da Saúde inspeciona Unidades Mistas de Água Branca e Delmiro Gouveia

Objetivo da ação foi conhecer estrutura das unidades para realizar adequações que qualifiquem o atendimento

30/01/2015 07:31

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Uma semana após inspecionar a Unidade de Emergência do Agreste (UEA), em Arapiraca, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska esteve, nessa quinta-feira (29), nas Unidades Mistas Drª Quitéria Bezerra e Antenor Serpa, situadas em Água Branca e Delmiro Gouveia, respectivamente. O objetivo da ação foi monitorar a estrutura das unidades, visando realizar adequações que qualifiquem o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que residem no Sertão de Alagoas.

Isso porque, as sedes dos dois serviços necessitam de adequações e reordenamentos, uma vez que há espaços obsoletos que estão subutilizados, segundo constatou a titular da pasta da saúde estadual. Situação que, na avaliação de Rozangela Wyszomirska, requer uma análise dos perfis de atendimento dos hospitais, para que eles possam atuar seguindo as especificações do SUS: agilidade, eficiência e humanização.

“As estruturas das Unidades Mistas Drª Quitéria Bezerra e Antenor Serpa são amplas e estão bem conservadas, mas têm sido subutilizadas e necessitamos identificar mecanismos de torná-las autossustentáveis e realmente eficazes para a população de Água Branca e Delmiro Gouveia. É necessário atuarmos junto aos gestores dos dois municípios para que esses dois serviços funcionem efetivamente para dar resolutividade às demandas da população”, pontuou a secretária de Estado da Saúde.

Problemas Pontuais – Além de espaços inutilizados, a titular da pasta da saúde estadual detectou que as duas unidades de Água Branca e Delmiro Gouveia também possuem problemas pontuais. Na Unidade Mista Drª Quitéria Bezerra, que possui seis leitos de obstetrícia, a maioria das gestantes é triada para outros municípios, a exemplo de Paulo Afonso, na Bahia.

Além disso, o serviço de raios x da unidade não está identificado no Cadastro Nacional Estabelecimentos de Saúde (CNES). Mesmo de última geração, segundo ficou comprovado por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o aparelho não tem a produção paga pelo SUS, já que o cadastro é o pressuposto básico para o ressarcimento.

No caso da Unidade Mista Antenor Serpa, a maioria dos partos é cesariana, marcados previamente para ocorrerem duas vezes por semana. Prática que, segundo Rozangela Wyszomirska vai de encontro com a política de humanização da Rede Cegonha, criada pelo Ministério da Saúde, que atua para estimular os partos normais, onde é reduzido o risco de mortes a recuperação da mãe acontece em menor tempo.

Pacto com os municípios – Após visitar as unidades, a secretária de Estado da Saúde realizou reuniões pontuais com os prefeitos de Água Branca e Delmiro Gouveia, respectivamente, Albani Sandes e Luiz Carlos Costa, o Lula Cabeleira, onde discutiram propostas para qualificar a assistência nos dois serviços. Acompanhada de técnicos da Sesau, a gestora da pasta propôs a formalização de um pacto pela melhoria do atendimento em saúde.

“Primeiro temos que traçar o perfil de atendimento das duas unidades, trabalhando para cadastrar os serviços disponibilizados no CNES, para que elas se tornem autossustentáveis e as duas unidades possam funcionar adequadamente. Com isso, teremos um atendimento com efetividade, agilidade e humanização, como devem ser os serviços disponibilizados pelo SUS”, defendeu a secretária de Estado da Saúde.

Acompanhada da secretária de Saúde de Água Branca, Luciene Amaral, a prefeita do município, Albani Sandes, destacou a proposta do trabalho conjunto para reestruturar a Unidade Mista Drª Quitéria Bezerra. De acordo com o chefe do Executivo municipal, essa é a primeira vez que um titular da pasta da Saúde estadual visitou a unidade em sua gestão e propôs melhorias.

“Esse é um momento que deve ser comemorado e que entra para a história da saúde pública de Água Branca. A Unidade Mista Drª Quitéria Bezerra sempre prestou relevantes serviços aos nossos munícipes, mas está necessitando de investimentos e estamos dispostos a elaborar um trabalho colaborativo. Agradecemos ao governador Renan Filho e a secretária Rozangela Wizomiska por voltarem suas atenções à saúde de nosso município.

Já o prefeito Luiz Carlos Costa, o Lula Cabeleira, exaltou a iniciativa da secretária de Estado da Saúde de qualificar o atendimento da Unidade Mista Antenor Serpa. “Necessitávamos que a gestão estadual efetivamente nos propusesse um pacto em prol da unidade hospitalar. Estamos dispostos a colaborar, porque nosso propósito é trabalhar para que os usuários do SUS encontrem atendimento médico no próprio município”, defendeu.

Primeira Edição © 2011