Secretária destaca importância do Instituto Histórico para identidade cultural

29/01/2015 07:00

A- A+

Ascom Secult/AL

compartilhar:

A secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, participou na última quarta-feira (28), da primeira assembleia ordinária do ano do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL). A reunião aconteceu na sala Rosalvo Ribeiro, na sede do Instituto e foi presidida por Jayme Lustosa de Altavila.

O presidente do IHGAL lembrou da visita da secretária à sede do órgão. "Antes mesmo de tomar posse, a secretária Mellina veio conhecer o Instituto. Foi uma visita não programada, mas que demonstrou o comprometimento da secretária com as academias culturais alagoanas", recordou Jayme de Altavila.

Para a titular da pasta, o Instituto Histórico e Geográfico é uma entidade importante para a identidade cultural do Estado. "Esta academia visa o resgate da memória cultural de Alagoas. Entendo que a integração entre a Secretaria da Cultura e as entidades é essencial para a valorização da história da nossa terra", disse.

Durante a reunião, os membros do IHGAL destacaram os trabalhos em parceria com a Secult. “Tê-los como parceiros é um grande incentivo e estímulo para o engrandecimento do Estado", afirmou Mellina Freitas. Na ocasião, a secretária recebeu um cd com arquivos sobre a história de Alagoas.

Os integrantes debateram sobre o fomento de um turismo voltado a cultura. "O turismo não pode ser somente voltado para as praias, deve ser retomado o turismo cultural, através da realização de um corredor cultural, levando nossos turistas lara conhecerem as nossas raízes e nossas tradições", destacou Carlito Lima.

 

O IHGAL é uma entidade destinada aos estudos e pesquisas nos campos da História, Geografia em geral, Ciências Sociais, especialmente em relação ao estado de Alagoas. O instituto abriga toda a coleção de jornais existentes e extintos do Estado, além de expor, em seu salão nobre, o raro acervo bibliográfico do Instituto.

Primeira Edição © 2011