Secretária se reúne com representantes do Instituto Ayrton Senna

28/01/2015 05:30

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, recebe nesta quarta-feira (28) a equipe do Instituto Ayrton Senna. O encontro, que contará com a presença de diretores e coordenadores pedagógicos de nove escolas municipais, tem como objetivo firmar uma parceria para implantação do Acelera Brasil, programa de correção de fluxo do Ensino Fundamental. A medida representa um avanço na redução da distorção entre a idade do aluno e a série cursada.

De acordo com a secretária, o Instituto convidou o Município de Maceió a ingressar no programa. “Maceió foi uma das cinco cidades consultadas. O Acelera Brasil virá para nos auxiliar no combate à repetência, fator que gera a distorção entre a idade e a série” comentou Ana Dayse.

Em Maceió, nove escolas foram selecionadas. A escolha se deu por estas unidades juntas apresentarem mais de 40% da distorção idade/ano. Elas participaram de um encontro prévio com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), que contextualizou o cenário de distorção nessas unidades e reforçou a importância da participação de cada escola no Programa.

O Acelera Brasil é um programa do Instituto Ayrton Senna que visa contribuir para que o aluno, em um ano, alcance o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental, de maneira que possa avançar em sua escolaridade. Alunos do Acelera Brasil chegam a realizar duas séries em um ano letivo, de acordo com seu aproveitamento, já que não se trata de promoção automática.

Os alunos alfabetizados, mas que repetiram de ano, são agrupados em salas de até 25 crianças e acompanhados por um professor da rede de ensino devidamente capacitado para aplicar a metodologia do Programa. Tanto os alunos como o professor têm acesso a material didático específico, além de monitoramento e avaliação constantes. As aulas são pensadas para cumprir 200 dias letivos com atividades integradas à realidade dos participantes. Há lições de casa, trabalhos em grupo, momentos voltados à leitura e um acompanhamento personalizado pelo professor.

O Acelera Brasil é adotado como política pública nas redes estaduais de Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Sergipe. Está presente em 472 municípios de 23 estados.

Primeira Edição © 2011