4º sábado de Maceió Verão é marcado por potencial musical e surpresas

Cerca de 30 mil pessoas foram à Praça Multieventos para curtir as atrações

25/01/2015 05:33

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

O quarto sábado de Maceió 200 Anos de Verão foi marcado por música de qualidade para diversos gostos e gerações. Cerca de 30 mil pessoas foram à Praça Multieventos, na Pajuçara, para ver e cantar com as atrações locais Roberta Aureliano, Leureny e Dydha Lyra, que foram os anfitriões da atração nacional, o compositor e cantor maranhense Zeca Baleiro.

Para o vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira, disse que o festival “vem surpreendendo em qualidade e em participação do público. O Festival 200 Anos de Verão já faz parte do calendário da cidade. Vamos continuar trabalhando para que ele seja ainda melhor a cada edição”, disse.

Era finalzinho de tarde quando Roberta Aureliano subiu ao palco seguindo à risca a proposta que o próprio nome do show sugere: “Nós canta, pra tu dançá”. Com forró, xote e xaxado e releituras de ritmos como o reggae, Roberta e a Banda Fulô de Maracujá contagiaram o público. “O importante dessa festa é que o artista da terra está no mesmo patamar que o artista nacional e é aplaudido pelo público da mesma forma. A Prefeitura e a Fundação Municipal de Ação Cultural estão de parabéns. Nessa mistura de ritmos que acontece no festival, eu me sinto honrada por estar aqui representando o forró”, festejou Roberta.

Um show cheio de “alagoanidade”. Foi assim que o cantor Dydha Lyra resumiu o que ele e Leureny levaram ao palco. A dupla apresentou canções carregadas de sentimento. “Estamos muito felizes por participar do festival. Maceió precisava dessa janela que valoriza o artista local. E quem é de fora e está aqui vê que aqui se faz música de qualidade. O festival está muito bem organizado e em clima de paz”.

E foi justamente esse clima de paz que foi destacado por quem estava no meio da multidão. Foi o caso do corretor de imóveis Maherval Chaves. “Vim no último sábado e foi ótimo hoje também está muito bom, com segurança. A Prefeitura está de parabéns. A gente reclamava que faltavam opções e hoje a gente tem música de qualidade num evento desse porte”, disse ele.

Enfim, chegou o momento dos alagoanos chamarem ao palco a atração nacional. Roberta, Dydha e Leureny anunciaram Zeca Baleiro. E foi ao som do sucesso “Telegrama” que ele abriu a apresentação. O show seguiu com canções novas e mais antigas como Proibida Pra Mim e Lenha, tendo uma multidão cantando em coro. Ele disse que um show assim tem um significado especial pelo caráter democrático.

Baleiro destacou que se sentia em casa: “Eu também sinto Maceió como uma cidade um pouco minha. Meu baixista, Fernando Nunes é daqui e aqui tenho muitos parceiros como Victor Pirralho, Júnior Almeida e Wado”. E foi com Wado, (que também é autor do jingle do Festival), que Zeca surpreendeu: dividiu a música Fortalece Aí, composta pelo alagoano.

Bituca

“Me sinto muito honrado por ter sido convidado. Mas eu preferia estar aqui junto com ele”, disse o maranhense prestando uma homenagem a Milton Nascimento, que seria o cantor da noite, mas por questões de saúde cancelou sua agenda de shows por recomendação médica e não pôde vir a Maceió. Zeca, então cantou “Para Lennon e McCartney”, composição do mineiro, a quem Zeca nominou de “artista enorme”.

O que o público não esperava era que Bituca (como Milton também é conhecido) enviasse uma mensagem especial para o público em Maceió, que foi lida por Baleiro. Se dirigindo “aos meus de Alagoas”, ele agradeceu o carinho dos maceioenses e disse estar profundamente triste, mas que sabia: “com meu amigo Zeca Baleiro vocês estão bem acompanhados”, dizia na mensagem.

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira, fez um balanço do 4º dia: “Hoje tivemos o talento jovem, que é a Roberta, e dois grandes nomes da música alagoana, que são Didha Lyra e Leureny e, por fim, o Zeca Baleiro, que é uma atração que agrada e atinge diversos públicos e gerações”.

“O Festival Maceió 200 Anos de Verão tem sido um evento de grande sucesso e muita paz agradando turistas e maceioenses. Desde já, convocamos o público para o encerramento do festival, no próximo sábado, dia 31, com Dessa, Victor Pirralho e Os Paralamas do Sucesso”, convocou Clayton Santos, secretário municipal de Comunicação Social.

Já para Jair Galvão, secretário municipal de Promoção do Turismo, as belezas naturais e a gastronomia são grandes atrativos turísticos e principais motivadores na escolha do destino Maceió, entretanto “o Festival já se mostra como mais um fator agregador para o turismo na cidade, o que é maravilhoso, já que se trata de um evento de qualidade, que além de tudo, acontece em plena zona hoteleira”.

Parceiros

O festival acontece pelo segundo ano consecutivo e em 2015 abre as comemorações do bicentenário da cidade. O evento é promovido pela Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) articulada com os órgãos municipais e conta com os parceiros: Braskem, Skol, Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Parque Shopping, Centro Universitário Tiradentes (Unit) e Almaviva.

Arnaldo Faustino, representante da Almaviva do Brasil, comentou: “Estar envolvido é uma prática da Almaviva em todo o mundo porque a Almaviva é uma empresa de pessoas. Para nós é um prazer apoiar esse evento que tem dado certo”. Já a consultora Regional de Marketing da Caixa Econômica Federal, Cerize Ferrari, enfatizou que “a Caixa tem esse viés de incentivar eventos que promovam a cultura. Nesse caso, um festival tão bem organizado e tão bem pensado”.

Primeira Edição © 2011