INHAPI PARTICIPA DA FEIRA DOS MUNICÍPIOS 2015

24/01/2015 13:28

A- A+

Redação

compartilhar:

INHAPI PARTICIPA DA FEIRA DOS MUNICÍPIOS 2015

 

Jorge Vieira – Jornalista

 

O município de Inhapi, localizado no alto sertão de Alagoas, acerca de 270 km da capital, vai participar mais uma vez da Feira dos Municípios que será realizada em Maceió entre os dias 22 a 25 do mês em curso, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, com apresentações de belas manifestações culturais populares, afrodescendentes e indígenas de suas comunidades.

A primeira participação do município ocorreu ainda em 2006, sendo retomada em 2014 e continuada no segundo ano da gestão do prefeito do Zé Cícero (PT/AL).

A população do município se destaca na região com sua pujante mobilização social, política e cultural, apresentando significativo desenvolvimento econômico rural e urbano. Neste contexto, por todo lado encontram-se obras concluídas e outras em andamento objetivando a ampliação da qualidade de vida dos habitantes, a exemplo do asfaltamento das principais vias do centro administrativo, sede municipal e secretarias, assistência em saúde, educação e abastecimento de água potável nas comunidades.

A história do município está ligada desde o início com a presença indígena, onde se encontra organizado o povo Koiupanká. Dentre a diversidade étnica e cultural, estão presentes também grupos populares e tradições religiosas, além das comunidades remanescentes dos quilombolas.

Durante o evento, o município de Inhapi vai apresentar o Reisado, Samba de Coco, além de encontrar no estande objetos da cultura dos vaqueiros, do carro de boi, ervas nutricionais da região e a venda de artesanato indígena.

O diretor da escola Anselmo Bispo, aldeia Roçado, professor koiupanká Francisco João falou que vai participar da Feira dos Municípios apresentando o artesanato confeccionado por jovens indígenas, a exemplo de colares, pulseiras, brincos e miniaturas de cerâmicas. Salientou também que a escola promove a “divulgação e incentiva os jovens a fabricarem o artesanato com o objetivo reavivar e transmitir a cultura, as crenças, as danças e a história dos mais velhos”.

Para o Diretor de Cultura, Márcio Barbosa, “esperamos que este evento seja uma vitrine para divulgação da cultura do nosso município e do Nordeste, onde vamos fazer contatos com outros municípios presentes e divulgar os produtos da nossa terra”. E completou o secretário de Esportes e Cultura, Claudemir Moreira: “Estamos no caminho certo com o apoio do nosso prefeito, a administração está de parabéns em dar oportunidade para os grupos culturais do município”.

Segundo o mestre de reisado Joaquim Francisco Cavalcante, “o grupo está bastante preparado para se apresentar na feira”. E destaca ainda o apoio do prefeito no incentivo à cultura inhapiense, “pois o prefeito está de parabéns pelo trabalho que vem fazendo em nosso município”.

Para o prefeito Zé Cícero, “apoiar as manifestações culturais e grupos étnicos é um compromisso da nossa gestão, porque compreendemos que incentivar a cultura é fator de desenvolvimento e crescimento social, político e econômico da nossa população e nosso município”.

Primeira Edição © 2011