VAQUEIRO ASSUME PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE ÁGUA BRANCA

03/01/2015 19:32

A- A+

Redação

compartilhar:

VAQUEIRO ASSUME PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE ÁGUA BRANCA

 

Jorge Vieira – Jornalista

 

A Câmara de Vereadores de Água Branca tem pela primeira vez na presidência um vaqueiro, o vereador Maciel da Silva (PRB/AL), mais conhecido por Maciel Coito. Eleito em 2012 com 441 votos, depois de dois anos de mandato, foi empossado no cargo de presidente do poder Legislativo, com os outros membros da nova mesa diretora para o biênio 2015-2016, no primeiro dia de janeiro de 2015.

Residente na comunidade rural Quixabeira, região do alto sertão de Alagoas, localizada a 20 km do centro administrativo, Maciel Coito é vaqueiro e agricultor por tradição familiar, e encontra-se próximo de concluir o curso de pedagogia. Logo cedo despontou como liderança dos vaqueiros e líder comunitário, trabalhando na roça e cuidando dos animais no campo, tarefas que desenvolve até os dias atuais antes de ir para as sessões na Câmara. Como professor da comunidade, trabalhou na alfabetização, promovendo festas na escola e de vaquejada, incentivando a população a se mobilizar e participar das reuniões, com o objetivo de reivindicar melhorias para a comunidade, visto que a região é marcada pela seca e ausência de políticas públicas.

Com a falta de assistência dos órgãos públicos, principalmente nas áreas de abastecimento de água, educação e saúde, utiliza seu veículo para transportar cotidianamente pessoas necessitadas para hospitais de Água Branca e Paulo Afonso, no estado da Bahia, inclusive os membros do povo indígena Kalankó.

Com essa trajetória de militância nas comunidades, candidatou-se a vereador pela primeira vez em 2008, não sendo eleito por apenas quatro votos. Em 2012, superando preconceito e discriminação, finalmente foi eleito, assumindo o mandato vestido de gibão – roupa tradicional do vaqueiro, confeccionada com o couro de boi -, cantando toadas e aboiadas. Como homem da roça, simples e honesto, mostrou a sociedade que era possível fazer política de forma séria e na defesa da justiça. Com isso, conquistou a admiração e o respeito dos colegas vereadores e da sociedade água-branquense.

Nos últimos dois anos foi ativo no poder legislativo, conduzindo seu trabalho de forma competente e honesta, fiscalizando, reivindicando melhorias para a população do município e cobrando transparência da mesa diretora na administração dos recursos.

Afirmou Maciel Coito: “É com essa experiência e determinação que vou conduzir, em conjunto com os outros membros da mesa diretora, as mudanças necessárias na Câmara de Vereadores, renovando, assim, a esperança no trabalho honesto, transparente e participativo, fazendo com que a casa legislativa retome sua credibilidade e respeito da população, implantando um novo pensamento político para Água Branca”.

Primeira Edição © 2011